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Type: Tese de Doutorado
Title: A imagem conceitual: uma contribuição ao estudo da arte contemporânea
Authors: Ronan Cardozo Couto
First Advisor: Maria Angelica Melendi de Biasizzo
First Referee: Marilia Andres Ribeiro
Second Referee: Yacy Ara Froner Goncalves
Third Referee: Maria do Carmo de F Veneroso
metadata.dc.contributor.referee4: RENATO PALUMBO DORIA
Abstract: O estudo que realizamos sobre a imagem conceitual buscou revelar uma categoria de arte, presente na arte contemporânea dos anos 1960 e 1970, que até agora não havia sido devidamente percebida. A imagem conceitual é um tipo de imagem em que se visualizam conceitos, dá visibilidade às idéias em arte e por isso é obra, e não apenas registro.Identificamos os primeiros acontecimentos ainda na primeira metade do século XX, a começar pela reflexão que Walter Benjamin fez sobre a obra de arte e a reprodutibilidade técnica, e pela postura de Marcel Duchamp diante da industrialização da imagem de arte, produzindo a primeira imagem conceitual, Rrose Sélavy, em 1920.Em seguida, deparamo-nos com o fato de que essa nova dimensão imagética da arte exigia uma dimensão museal, também imagética, que foi proposta, quase ao mesmo tempo, por Marcel Duchamp e sua obra Caixa Valise, e por André Malraux e sua idéia de Museu Imaginário.Mas foi na segunda metade do século XX, que se formou o contexto apropriado para a expansão da imagem conceitual, contexto este evidenciado pelo pensamento plástico de Marcel Duchamp em sua obra Sendo Dados (...) e pela reflexão enunciada por Guy Debord sobre a Sociedade do Espetáculo. O texto de Debord e a última obra deDuchamp forneceram elementos importantes para uma melhor compreensão daquele momento histórico em que a categoria imagem conceitual floresceu.Para constatar esse florescimento, investigamos um conjunto de obras de artistas contemporâneos que usaram o corpo e a paisagem na realização das suas obras. Eles produziram imagens de suas ações, intervenções e proposições, e apresentaram essas imagens como obras de arte.
Subject: Imagem (Filosofia)
Museu imaginário
Performance (Arte)
Percepção
Imagem
Criação (Literária, artística, etc)
Arte moderna 1960-1970
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8SYQEV
Issue Date: 18-Aug-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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