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http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8SYQEV
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | A imagem conceitual: uma contribuição ao estudo da arte contemporânea |
Authors: | Ronan Cardozo Couto |
First Advisor: | Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
First Referee: | Marilia Andres Ribeiro |
Second Referee: | Yacy Ara Froner Goncalves |
Third Referee: | Maria do Carmo de F Veneroso |
metadata.dc.contributor.referee4: | RENATO PALUMBO DORIA |
Abstract: | O estudo que realizamos sobre a imagem conceitual buscou revelar uma categoria de arte, presente na arte contemporânea dos anos 1960 e 1970, que até agora não havia sido devidamente percebida. A imagem conceitual é um tipo de imagem em que se visualizam conceitos, dá visibilidade às idéias em arte e por isso é obra, e não apenas registro.Identificamos os primeiros acontecimentos ainda na primeira metade do século XX, a começar pela reflexão que Walter Benjamin fez sobre a obra de arte e a reprodutibilidade técnica, e pela postura de Marcel Duchamp diante da industrialização da imagem de arte, produzindo a primeira imagem conceitual, Rrose Sélavy, em 1920.Em seguida, deparamo-nos com o fato de que essa nova dimensão imagética da arte exigia uma dimensão museal, também imagética, que foi proposta, quase ao mesmo tempo, por Marcel Duchamp e sua obra Caixa Valise, e por André Malraux e sua idéia de Museu Imaginário.Mas foi na segunda metade do século XX, que se formou o contexto apropriado para a expansão da imagem conceitual, contexto este evidenciado pelo pensamento plástico de Marcel Duchamp em sua obra Sendo Dados (...) e pela reflexão enunciada por Guy Debord sobre a Sociedade do Espetáculo. O texto de Debord e a última obra deDuchamp forneceram elementos importantes para uma melhor compreensão daquele momento histórico em que a categoria imagem conceitual floresceu.Para constatar esse florescimento, investigamos um conjunto de obras de artistas contemporâneos que usaram o corpo e a paisagem na realização das suas obras. Eles produziram imagens de suas ações, intervenções e proposições, e apresentaram essas imagens como obras de arte. |
Subject: | Imagem (Filosofia) Museu imaginário Performance (Arte) Percepção Imagem Criação (Literária, artística, etc) Arte moderna 1960-1970 |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8SYQEV |
Issue Date: | 18-Aug-2011 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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