Performance, corpo e ação na composição musical
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Tatiana da Motta Lima Ramos
Maurilio Andrade Rocha
Artur Andres Ribeiro
Mauro José Sá Rego Costa
Maurilio Andrade Rocha
Artur Andres Ribeiro
Mauro José Sá Rego Costa
Resumo
Este trabalho estuda a relação entre a performance e a composição, assim com a performance musical como um processo de transformação no qual o corpo tem lugar central. Isto se dará a partir de uma abordagem transdisciplinar, recorrendo à teoria e a reflexão no campo das artes cênicas, especialmente na etnocenologia e estudos daperformance, não se furtando ao diálogo com áreas correlatas como as ciências cognitivas, a neurociência, a musicologia, filosofia e a antropologia, como fontes de consulta, confronto e inspiração. A música tem papel central na tese e sua aparição se dará através do exemplo, de composição e performance, da Suíte para os Orixás, peça originalmente concebida, em parceria com o músico Esdra Expedito Ferreira, o Neném, para grupo e orquestra de cordas, que será estudada do ponto de vista da sua composição e performance, sublinhando os processos de transformação daí decorrentes.
Abstract
This paper studies the relationship between performance and composition, as well as the musical performance as a process of transformation in which the body has a central place. This will be from a transdisciplinary approach, drawing on theory and reflection in the field of performing arts, especially in ethnoscenology and performancestudies, not stealing dialogue with related areas such as cognitive science, neuroscience, musicology, philosophy and anthropology, as sources of advice, confrontation and inspiration. The music plays a central role in the thesis and its appearance will be through the example of composition and performance of Suite para os Orixás, musicalpiece originally conceived in collaboration with musician Esdra Expedito Ferreira, Neném, for group and string orchestra that will be studied in terms of their composition and performance, emphasizing the processes of transformation as a result.
Assunto
Artes cênicas, Arte e música, Performance (Arte), Musica, Composição (Musica)
Palavras-chave
Composição musical, Performance, Etnocenologia