Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8PWM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wanda de Paula Tofanipt_BR
dc.contributor.referee1Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee2Stephane Denis Albert Rene Huchetpt_BR
dc.creatorPhilippe Enricopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T01:00:13Z-
dc.date.available2019-08-13T01:00:13Z-
dc.date.issued2012-08-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8PWM-
dc.description.abstractLa veille de sa disparition, Marcel Duchamp retrouve avec joie des lunettes colorées qui lui permettent de voir en relief lun de ses derniers travaux. Notre réflexion veut remonter le temps pour observer de plus près, dès ses premiers dessins, comment et dans quel contexte artistique, mais aussi littéraire et scientifique, lattirance de Duchamp pour tout ce que lon peut retourner, les mots, les objets comme les idées, prend corps et dans quelles dimensions, vers quelle possible esthétique tend telle entreprise. Nous essayerons dentendre comment Marcel Duchamp, à contre-courant des tendances avant-gardistes, sintéresse à len-deça et lau-delà du plan de la toile, avec quelleexactitude artistique et quelle précision optique, dans quelle ironie. Une attention redoublée portée sur le dispositif stéréoscopique, cette physique amusante, devrait nous permettre de voir plus en reliefce que Marcel Duchamp permute et contre-dit, de distinguer enfin les fausses ambiguités de son ambivalence créative qui lauront consacré, sans quil lait tant cherché, par lindifférence la plusdéterminée.pt_BR
dc.description.resumoNa véspera do seu desaparecimento, Marcel Duchamp tem a alegria de reencontrar os binóculos coloridos que permitem ver em relevo um dos seus últimos trabalhos. Nossa reflexão pretende remontar o curso do tempo para observar de mais perto, desde os seus primeiros desenhos, como e em qual contexto artístico, mas também literário e científico, a atração de Duchamp por tudo o que se pode inverter, tanto as palavras, os objetos quanto as ideias, toma corpo e em quaisdimensões, em direção a que possível estética aponta tal empreendimento. Buscaremos compreender como Marcel Duchamp, no sentido inverso às tendências vanguardistas, se interessa àquilo que está aquém e além do plano da tela, com que exatidão e com que precisão ótica, em que ironia. Uma atenção redobrada direcionada ao dispositivo estereoscópico, essa física divertida, deveria nospermitir ver com mais relevo o que Duchamp permuta e contradiz, de distinguir por fim as falsas ambiguidades de sua ambivalência criativa que o consagraram, sem que ele o tenha procurado tanto, pela indiferença a mais determinada.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarcel Duchamppt_BR
dc.subjectAnáglifopt_BR
dc.subjectReversibilidadept_BR
dc.subjectEstereoscopiapt_BR
dc.subjectAmbivalênciapt_BR
dc.subjectArte do século XXpt_BR
dc.subject.otherCritica de artept_BR
dc.subject.otherProfundidade Percepçãopt_BR
dc.subject.otherDuchamp, Marcel, 1887-1968pt_BR
dc.subject.otherArtes plásticaspt_BR
dc.subject.otherArte moderna Séc XXpt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.titleDe uma dimensão à outra: um percurso pela obra de Marcel Duchamp através da estereoscopiapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
de_uma_dimensao_a_outra.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.