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dc.contributor.advisor1Wanda de Paula Tofanipt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Cesar de Senna Hillpt_BR
dc.contributor.referee2Mabe Machado Bethonicopt_BR
dc.creatorLuiz Henrique Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:44:15Z-
dc.date.available2019-08-14T14:44:15Z-
dc.date.issued2012-05-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8QRD-
dc.description.abstractThis work intends to, firstly, conceptualize self-portrait (as sub-genre of portrait), highlighting its main particularities and functions; following, define the part that constitutes major object of the research: a kind of specific auto-reflexive image in which the author evokes theother´s inner self to compose his own self-image; On a third moment it is found and commented in a timely manner some works done on a distant historical moments from ours, as a mean to announce a strategy very recurrent in self-portrait produced nowadays. Among the works of contemporary artists presented in this dissertation, two of them are investigated thoroughly: 'self-portraits' produced by Cindy Sherman and this author. One of the main issues raised refers to the fact that this practice ultimately results in images that reflect much more the social context than the author's own individuality; what problematizes theuse of the term 'self-portrait' to designate this type of work.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende, primeiramente, conceituar o autorretrato (como subgênero do retrato), apontando suas principais particularidades e funções para, em seguida, definir o recorte que constitui o principal objeto da pesquisa: um tipo específico de imagem autorreflexiva,na qual, o autor evoca a coisa do outro para compor sua própria imagem. Em um terceiro momento, são localizados e comentados, de forma pontual, alguns trabalhos produzidos em momentos históricos distantes do nosso, como forma de anunciar uma estratégiabastante recorrente em autorretratos produzidos na atualidade. Entre as obras dos artistas contemporâneos tratados nesta dissertação, duas delas são investigadas de forma mais exaustiva:Os autorretratos de Cindy Sherman e os deste autor. Uma das principais questões levantadas se refere ao fato de que este tipo de prática acaba resultando em imagens que refletem muito mais o contexto social que a individualidade do próprio autor, o que problematiza o uso do termo autorretrato, na denominação de tal gênero de trabalho.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectAutorretratopt_BR
dc.subjectRetratopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.otherImagem (Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherAlteridadept_BR
dc.subject.otherAuto-retratospt_BR
dc.subject.otherArte moderna Séc XXIpt_BR
dc.subject.otherSherman, Cindypt_BR
dc.subject.otherIdentidade (Psicologia) na artept_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.titleIdentidade e alteridade na construção do autorretrato: quando o outro é convocado para figurar na superfície especularpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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