Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8QRD
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Identidade e alteridade na construção do autorretrato: quando o outro é convocado para figurar na superfície especular
Autor(es): Luiz Henrique Vieira
Primeiro Orientador: Wanda de Paula Tofani
Primeiro membro da banca : Marcos Cesar de Senna Hill
Segundo membro da banca: Mabe Machado Bethonico
Resumo: Este trabalho pretende, primeiramente, conceituar o autorretrato (como subgênero do retrato), apontando suas principais particularidades e funções para, em seguida, definir o recorte que constitui o principal objeto da pesquisa: um tipo específico de imagem autorreflexiva,na qual, o autor evoca a coisa do outro para compor sua própria imagem. Em um terceiro momento, são localizados e comentados, de forma pontual, alguns trabalhos produzidos em momentos históricos distantes do nosso, como forma de anunciar uma estratégiabastante recorrente em autorretratos produzidos na atualidade. Entre as obras dos artistas contemporâneos tratados nesta dissertação, duas delas são investigadas de forma mais exaustiva:Os autorretratos de Cindy Sherman e os deste autor. Uma das principais questões levantadas se refere ao fato de que este tipo de prática acaba resultando em imagens que refletem muito mais o contexto social que a individualidade do próprio autor, o que problematiza o uso do termo autorretrato, na denominação de tal gênero de trabalho.
Abstract: This work intends to, firstly, conceptualize self-portrait (as sub-genre of portrait), highlighting its main particularities and functions; following, define the part that constitutes major object of the research: a kind of specific auto-reflexive image in which the author evokes theother´s inner self to compose his own self-image; On a third moment it is found and commented in a timely manner some works done on a distant historical moments from ours, as a mean to announce a strategy very recurrent in self-portrait produced nowadays. Among the works of contemporary artists presented in this dissertation, two of them are investigated thoroughly: 'self-portraits' produced by Cindy Sherman and this author. One of the main issues raised refers to the fact that this practice ultimately results in images that reflect much more the social context than the author's own individuality; what problematizes theuse of the term 'self-portrait' to designate this type of work.
Assunto: Imagem (Filosofia)
Alteridade
Auto-retratos
Arte moderna Séc XXI
Sherman, Cindy
Identidade (Psicologia) na arte
Percepção visual
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8QRD
Data do documento: 5-Mai-2012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_luiz_henrique_web.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.