Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8QRD
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Identidade e alteridade na construção do autorretrato: quando o outro é convocado para figurar na superfície especular |
Autor(es): | Luiz Henrique Vieira |
Primeiro Orientador: | Wanda de Paula Tofani |
Primeiro membro da banca : | Marcos Cesar de Senna Hill |
Segundo membro da banca: | Mabe Machado Bethonico |
Resumo: | Este trabalho pretende, primeiramente, conceituar o autorretrato (como subgênero do retrato), apontando suas principais particularidades e funções para, em seguida, definir o recorte que constitui o principal objeto da pesquisa: um tipo específico de imagem autorreflexiva,na qual, o autor evoca a coisa do outro para compor sua própria imagem. Em um terceiro momento, são localizados e comentados, de forma pontual, alguns trabalhos produzidos em momentos históricos distantes do nosso, como forma de anunciar uma estratégiabastante recorrente em autorretratos produzidos na atualidade. Entre as obras dos artistas contemporâneos tratados nesta dissertação, duas delas são investigadas de forma mais exaustiva:Os autorretratos de Cindy Sherman e os deste autor. Uma das principais questões levantadas se refere ao fato de que este tipo de prática acaba resultando em imagens que refletem muito mais o contexto social que a individualidade do próprio autor, o que problematiza o uso do termo autorretrato, na denominação de tal gênero de trabalho. |
Abstract: | This work intends to, firstly, conceptualize self-portrait (as sub-genre of portrait), highlighting its main particularities and functions; following, define the part that constitutes major object of the research: a kind of specific auto-reflexive image in which the author evokes theother´s inner self to compose his own self-image; On a third moment it is found and commented in a timely manner some works done on a distant historical moments from ours, as a mean to announce a strategy very recurrent in self-portrait produced nowadays. Among the works of contemporary artists presented in this dissertation, two of them are investigated thoroughly: 'self-portraits' produced by Cindy Sherman and this author. One of the main issues raised refers to the fact that this practice ultimately results in images that reflect much more the social context than the author's own individuality; what problematizes theuse of the term 'self-portrait' to designate this type of work. |
Assunto: | Imagem (Filosofia) Alteridade Auto-retratos Arte moderna Séc XXI Sherman, Cindy Identidade (Psicologia) na arte Percepção visual |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8QRD |
Data do documento: | 5-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_luiz_henrique_web.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.