Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZZNLD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Arnaldo Leite de Alvarengapt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Carvalho Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Magda Amabile Biazus Carpeggiani Bellinipt_BR
dc.creatorRenata Mara Fonseca de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:02:29Z-
dc.date.available2019-08-13T08:02:29Z-
dc.date.issued2012-08-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZZNLD-
dc.description.abstractThis study analyzes, in a comparative basis, two different approaches to dancing with visually disabled people (blind or quasi-blind). The approaches are led by two different groups: Associação/Cia de Ballet de Cegos, run by Fernanda Bianchini, in São Paulo city and Potlach Grupo de Dança, run by Ida Mara Freire, in Florianópolis, Santa Catarina state. To reflect on both dancing processes meant understanding their methodologies and their aesthetic parameters. Firs, I carried out a bibliography review on the subject of dance and visual disability. Then I initiated an internet research looking for Brazilian dance companies which would work with visually disabled people. The comparative study was based on the literature produced by the chosen companies managers Freire and Biachini -, on in-depth interviews and on selected videos of the groups presentations. It was also necessary to understand the historical context of the beginning of the inclusive dancing. The study found out that the way to approach the body with blindness is strongly related to the aesthetical conception of the professionals responsible for the dancing companies. Thus, the presence of bodies with blindness or quasi-blindness in the dance scene may result in the maintenance of a traditional aesthetics, through the overcoming of limits imposed by the disability, as much as in a different aesthetics, based on the show of sensory and perceptive singularities of each body, blind or otherwise. The coexistence of the approaches studied gives evidence to the outstanding feature of contemporary dancing: diversity.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação se propõe a analisar comparativamente o fazer em dança com pessoas com deficiência visual na a Associação / Cia. de Ballet de Cegos, dirigida por Fernanda Bianchini (SP) e no Potlach Grupo de Dança, coordenado por Ida Mara Freire (SC). Refletir acerca do fazer em dança nesses dois trabalhos significou compreender os princípios metodológicos e os parâmetros estéticos que sustentam a prática da dança nos mesmos. Para tanto, inicialmente, realizou-se revisão bibliográfica a respeito do tema dança e deficiência visual e pesquisa na Internet buscando identificar propostas nacionais que incluem pessoas com deficiência visual. O estudo comparativo entre os grupos selecionados baseou-se nas produções acadêmicas das profissionais responsáveis pelos mesmos, em entrevistas semi-estruturadas e na observação dos vídeos de seus espetáculos. Uma vez que essas iniciativas se inserem no contexto da dança inclusiva, fez-se necessário compreender alguns indícios históricos que permitiram o surgimento desta. A partir da pesquisa realizada observa-se que a forma de abordar o corpo com cegueira está intensamente vinculada à concepção estética dessas profissionais. Logo, a presença de corpos com cegueira ou baixa visão na cena da dança pode resultar tanto na manutenção de uma estética tradicional, através da superação dos limites decorrentes da deficiência visual, quanto em uma estética diferenciada, pautada na exposição das singularidades sensoriais e perceptivas de cada corpo, vidente ou não. A coexistência dos trabalhos analisados evidencia a marcante característica da dança na contemporaneidade: a diversidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subject.otherDeficientes visuaispt_BR
dc.subject.otherDançapt_BR
dc.subject.otherPotlach Grupo de Dançapt_BR
dc.subject.otherAssociação de Ballet e Artes Fernanda Bianchinipt_BR
dc.subject.otherInclusão socialpt_BR
dc.titleNão ver e ser visto em dança: análise comparativa entre o Potlach Grupo de Dança e a Associação / Cia. de Ballet de Cegospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_renata_mara_2012.pdf714.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.