Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-952PX8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Gouvea Pimentelpt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula Baltazar dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.creatorSara Moreno Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:26:30Z-
dc.date.available2019-08-13T03:26:30Z-
dc.date.issued2012-07-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-952PX8-
dc.description.abstractThis dissertation reflects on the use of Contemporary Technologies within the context of Art Education, focusing on the process of teaching and learning Visual Arts with Digital Technologies. Throughout the overview of the use of digital Technologies within the artistic and educational fields, I draw comparisons between Media Arts and teaching/learning Visual Arts. I seek to criticize and highlight relevant aspects of digital Technologies for Art Teaching contexts, which are intertwined in the critical and creative relation with the technologies. To do so, I explore the Constructionist approach of learning with digital media, proposing dialogues with the Art Education field. I analyze resources that allow building programmable devices by novices, having Crickets and Scratch as a case study. Therefore, I discuss these resources as open interfaces in teaching/learning Visual Arts. I also report on a practical experience performed with Art Education students from the School of Fine Arts at UFMG, which sought to instigate the development of teaching proposals using those resources.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação reflete sobre o uso de Tecnologias Contemporâneas no contexto do Ensino de Arte, focando no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais com tecnologias digitais.Através de um panorama do uso das tecnologias digitais na arte e na educação, traço uma aproximação entre a Arte/Tecnologia e o ensino/aprendizagem de Artes Visuais, buscando problematizar e destacar aspectos relevantes para o Ensino de Arte implicado na relação crítica e criativa com as tecnologias. Para tanto, exploro a abordagem Construcionista, que ressalta o aprendizado construído na criação em mídias digitais, propondo interlocuções com o Ensino de Arte. Na pesquisa empreendida, analiso recursos para construção de dispositivos programáveis acessíveis a iniciantes, tendo como estudo de caso os recursos para criação em mídias digitais Crickets e Scratch, e os discuto como interfaces abertas no ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Relato ainda uma experiência prática realizada com alunos da licenciatura em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG, na qual busquei instigar a elaboração de propostas de ensino usando os recursos analisados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterfaces abertaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectProgramação de computadorespt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectDispositivos programáveispt_BR
dc.subjectConstrucionismopt_BR
dc.subject.otherArte digitalpt_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.subject.otherArte por computadorpt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMultimídia (Arte)pt_BR
dc.titleInterfaces abertas: dispositivos programáveis no ensino de Artes visuaispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao__sara_moreno_rocha.pdf9.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.