Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-97NQGL
Type: Tese de Doutorado
Title: Fotografia e(m) movimento: poéticas da locomoção na fixidez da imagem
Authors: Luis Moraes Coelho
First Advisor: Marcelo Kraiser
First Referee: Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Second Referee: Adolfo Enrique Cifuentes Porras
Third Referee: Ronan Cardozo Couto
metadata.dc.contributor.referee4: Maria do Ceu Diel de Oliveira
Abstract: Ao combinar os termos fotografia e movimento, em sua ampla gama de matizes, busco investigar e compreender o contexto poético de imagens resultantes de processos de produção experimentais. Parto do exame de características que se estabelecem como pressupostos da fotografia, tais como as propriedades contidas na fixidez da imagem em relação ao movimento, as características que vinculam o signo visual à percepção da realidade em um fluxo de tempo linear, o funcionamento automático dos aparatos em concordância com estes pressupostos. Delineio então um recorte histórico de experimentações com aparatos e dos fatores implicados na produção de imagens técnicas, relacionando-os à sua inserção na história da arte, destacando especificamente artistas e fotógrafos que trouxeram a questão do movimento para o centro de suas pesquisas, com o objetivo de investigar e demonstrar diferenças estruturais, tanto do ponto de vista operacional quanto filosófico, entre o processo de fotografia convencional e os experimentalismos, ao ponto de questionar alguns de seus pressupostos. Busco também apresentar e comentar acerca de um conjunto de obras poéticas contemporâneas cujo enfoque se baseia ou pode ter derivado de questões nascidas de investigações históricas entre fotografia e movimento, na tentativa de traçar vínculos com esta produção.
Abstract: By combining the terms photography and motion, within its wide range of hues, we aim to investigate and understand the context of poetic images resulting from experimental production processes. We start with the examination of its characteristics that constitute conventional assumptions, such as the properties contained in the fixity of the image in relation to moving bodies, the characteristics that link visual signs to the perception of reality through a linear flow of time, and the automatic ability of operating the apparatus in accordance with these assumptions. Then, outlined a historical scenario with apparatuses and factors involved in imaging techniques, relating them to their insertion in the history of art, specifically highlighting artists and photographers who brought the issue of moving to the center of their research, to be able to investigate and demonstrate structural differences. These differences are found both from an operational standpoint as from philosophical, as well, revealed between conventional photography and experimentalism, to the point of subverting much of its assumptions. We also seek to present and comment on works of contemporary poetics whose approach is based on the shown issues between photography and motion, in an attempt to delineate whether there is a relationship with the historical production.
Subject: Fotografia
Arte e fotografia
Percepção visual
Cronofotografia
Movimento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-97NQGL
Issue Date: 5-Nov-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_luis_moraes_coelho.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.