Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B8FWU
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A estética da ruína como poética
Authors: Bruno de Guimaraens Amarante
First Advisor: Maria do Ceu Diel de Oliveira
First Referee: Flavio de Lemos Carsalade
Second Referee: Zandra Coelho de Miranda Santos
Abstract: A presente dissertação engendra-se a partir das relações conceituais, estéticas e interpretativas entre minha produção plástica e do objeto de pesquisa: a estética da ruína como poética. Para tal, foram observados pontos da imagética da ruína onde potencialidades plásticas e poéticas de outras produções e de imagens agentes possibilitaram possíveis correlações com meus trabalhos. A pesquisa permeia o tempo cronológico das artes plásticas, relativizando produções de diferentes artistas, de tempos e suportes distintos que continham ou, que ainda contém em seus trabalhos a imagética da ruína.Seja por Piranesi, Anselm Kiefer ou Claudi Casanovas, a pesquisa propõe uma análise que compreende a poética ruinosa relativizando suas faculdades sensoriais. Qualidades que incidem, tanto, sobre questões mnemônicas, quanto às questões que tratam a passagemdo tempo, seja este urbano, humano ou geológico - sublime. Também é alvo de minhas observações, algumas imagens da minha cidade e do seu entorno, nas quais a visualidade da ruína detém algumas particularidades.A leitura proposta neste trabalho corteja o pensamento particular e autoral sobre a imagem do objeto. Também, suporta-se na compreensão dos pensamentos dos próprios artistas, historiadores e filósofos elencados. Estes, que se ocuparam na reflexão sobre omesmo objeto, assim como as imagens agentes comentadas, coabitam meu inventário mnemotécnico, de influxo ativo às reflexões e aos caminhos poéticos da minha produção plástica e textual.
Abstract: The following dissertation is the fruit of the conceptual, aesthetic and interpretative relationships between my artistic production and the object of research: the aesthetic of ruins as a poetic. To this end, I observed different aspects of the imagery of the ruin where the poetic and plastic potentials in the productions of others and in agent images made it possible to find correlations with my work.This research permeates the chronological time of the visual arts, relativizing the works of different artists, of different times and media that contained, or still contain, the imagery of the ruin in their works. This research proposes an analysis that comprises the ruinous poetic, whether by Piranesi, Anselm Kiefer, or Claudi Casanovas, relativizingits sensory faculties. These faculties have incidence both on mnemonic questions and on issues dealing with the passage of time, be it urban, human or geologicsublime. Also it is the target of my observations some images of my city and its surroundings, in which the visuality of the ruin has some peculiarities.The interpretation proposed in this work is based on the particular thought of the author about the object image. It is also based on an understanding of the thoughts of the selected artists, historians and philosophers. These thoughts, inasmuch as they are a reflection of the same object, and the discussed agent images coexist in my mnemonicinventory, with an active influence in the reflections and poetic journey of my own plastic and textual production.
Subject: Arte Filosofia
Tempo na arte
Memória na arte
Criação (Literária, artística, etc)
Percepção
Estetica
Objeto (Estetica)
Artes plásticas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B8FWU
Issue Date: 29-May-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_bruno_amarante_baixa.pdf5.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.