Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B8GR7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Gouvea Pimentelpt_BR
dc.contributor.referee1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Yacy Ara Froner Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee3Rosvita Kolb Bernardespt_BR
dc.contributor.referee4Glaucia Maria dos Santos Jorgept_BR
dc.creatorFatima Pinheiro de Barcelospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:18:17Z-
dc.date.available2019-08-14T12:18:17Z-
dc.date.issued2012-07-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B8GR7-
dc.description.abstractThis thesis addresses the interfaces that encompass the guidance of monographs final course and digital technologies for information and communication (TDIC) for the teaching/learning of Visual Arts in the distance. Provides an overview of distance learning: social, cultural and the political that is underpinning in this type of education in Brazil with the programs here implemented and their results. Further, it discusses the challenges context of TDIC requires knowledge that is built in contemporary, teaching/learning, the school and its actors. Investigates the feasibility of using methodology and teaching instruments built applied in teaching/learning classroom and brought to the distance mode, allowing the construction of knowledge in the process of finalizing guidance of students in the course. The study proposes of the interterritoriality between the knowledge that is built on orientation process of monographs in the final of the course in classroom mode and that is too built in the process of orientation monographs in the final of distance course. The concept of Interterritoriality presented in this thesis is based on Barbosa (2008).pt_BR
dc.description.resumoA presente tese aborda as interfaces que circunscrevem a orientação de monografias de final de curso e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), para o ensino/aprendizagem de Artes Visuais na modalidade a distância. Apresenta um panorama do ensino a distância, as questões sociais, culturais e políticas que subjazem a essa modalidade de ensino no país, os programas aqui implantados e seus resultados. Além disso, discute os desafios que o contexto das TDIC impõe ao conhecimento que se constrói na contemporaneidade, ao ensino/aprendizagem, à escola e a seus atores. Investiga a viabilidade do uso de metodologia e instrumentos didáticos construídos, aplicados no ensino/aprendizagem presencial e trazidos para a modalidade a distância, objetivando a construção de conhecimento no processo de orientação de discentes em finalização de curso. O estudo propõe a interterritorialidade entre o conhecimento que se constrói no processo de orientação de monografias de final de curso na modalidade presencial e o que se constrói no processo de orientação de monografias de final de curso na modalidade a distância. O conceito de interterritorialidade apresentado nesta tese fundamenta-se em Barbosa (2008).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterterritorialidadept_BR
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectOrientação de monografiaspt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherArtes Redação técnicapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleInstâncias da orientação de monografias de final de curso no ensino de artes visuais na modalidade a distância: a interterritorialidade com uso de estratégias didáticas e metodologia para construção de conhecimentopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_fatima_pinheiro_barcelos_agosto_2013.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.