Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGMUL
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Interação cênico-musical: estudo nº. 2
Autor(es): Jussara Rodrigues Fernandino
Primeiro Orientador: Ernani de Castro Maletta
Primeiro Coorientador: Angela Imaculada L de F Dalben
Primeiro membro da banca : Marco Antonio Farias Scarassatti
Segundo membro da banca: Monica Medeiros Ribeiro
Terceiro membro da banca: Maurilio Andrade Rocha
Quarto membro da banca: Jacyan Castilho de Oliveira
Resumo: Os aspectos interacionais entre as áreas de Música e Teatro constituem o tema desta tese. Tendo sido observada uma fragmentação entre estes aspectos nos processos artísticos e de formação destas áreas, de uma maneira geral, o trabalho partiu da premissa de que há necessidade de um maior entendimento em torno dessa questão. A pesquisa investigou práticas de entrelaçamento entre as duas linguagens, visando a alcançar possíveis indicadores, capazes de suscitar uma maior compreensão desse fenômeno. A elaboração das práticas partiu do cruzamento entre os fundamentos de alguns encenadores e pedagogos musicais referenciais, e, com vistas à verificação desses procedimentos, foi gerada uma disciplina-laboratório, que se constituiu o campo de investigação. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, tendo, como sujeitos participantes, alunos dos cursos de Graduação em Música e Graduação em Teatro desta instituição. Tendo, como suporte, os pressupostos da pesquisa qualitativa, empregou-se a observação participante e sistemática como principal instrumento metodológico, utilizando-se, ainda, a aplicação de entrevistas e questionários, como apoio ao processo investigativo. As entrevistas foram realizadas com profissionais das áreas de Música e Teatro, com experiência de integração entre estas linguagens, e os questionários foram aplicados junto aos alunos integrantes da disciplina-laboratório. A análise dos dados evidenciou a viabilidade pedagógica dos procedimentos investigados e permitiu identificar alguns meios implicados no processo de interação, demonstrando, ainda, as características de atores e músicos frente à proposta em questão. A partir do processamento dessas informações, foram elaborados os eixos indicadores da interação cênico-musical, resultados os quais a tese se propôs a alcançar.
Abstract: Los aspectos interrelacionales entre las áreas de Música y Teatro constituyen el tema de esta tesis. Observando una fragmentación entre estos aspectos en los procesos artísticos y de formación de ambas áreas, de una manera general, el trabajo partió de la premisa de que hay necesidad de un mayor entendimiento en torno de esa cuestión. Se investigaron prácticas de entrelazamiento de ambos lenguajes con el objetivo de encontrar posibles indicadores capaces de lograr una mayor comprensión de ese fenómeno. La elaboración de las prácticas partió del cruce de fundamentos de algunos directores y pedagogos musicales referentes y, en vista de una verificación de los procedimientos, se generó una disciplina-laboratorio que se constituyó en el campo de investigación. La misma fue realizada en la Universidade Federal de Minas Gerais, con alumnos de los Cursos de Graduação em Música y Graduação em Teatro de esta institución como sujetos participantes. Teniendo como apoyo las hipótesis de investigación cualitativa, se empleó la observación participante y sistemática como principal instrumento metodológico, aplicándose también entrevistas y cuestionarios como apoyo del proceso de investigación. Las entrevistas se hicieron a profesionales de las áreas de Música y Teatro, con experiencia de integración de ambos lenguajes, y los cuestionarios se aplicaron a los alumnos integrantes de la disciplina-laboratorio. El análisis de los datos evidenció la viabilidad pedagógica de los procedimientos investigados y permitió identificar algunos medios involucrados en el proceso de interacción, mostrando además la recepción por actores y músicos de la propuesta en cuestión. A partir del procesamiento de esas informaciones se elaboraron los ejes indicadores de interacción escénico musical, cuyos resultados la tesis propone alcanzar.
Assunto: Voz
Linguagem corporal
Música e teatro
Teatro
Artes cênicas Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGMUL
Data do documento: 16-Out-2013
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_fernandino_2013.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.