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Type: Tese de Doutorado
Title: A experimentação cinética de personagem: os princípios da animação na indústria e seus desdobramentos como catalisadores do potencial artístico do animador
Authors: Antonio Cesar Fialho de Sousa
First Advisor: Francisco Carlos de Carvalho Marinho
First Referee: Lucia Gouvea Pimentel
Second Referee: Maurício Silva Gino
Third Referee: Alberto Lucena Barbosa Junior
metadata.dc.contributor.referee4: Luis Antonio Dourado Junior
Abstract: A presente tese analisa variações na construção de dinâmicas experimentais para a Animação de Personagem, com o objetivo de investigar que o cerne do potencial artístico do animador se encontra na regência do movimento sintético - aqui definido como cinética. O texto argumenta em favor da práxis cinética como gênese criativa do animador, independente dos suportes de base artística e tecnológica utilizados para o resultado estético de seu trabalho. Antes de tudo, é no diferencial da construção qualitativa do movimento (ou cinética) que o animador se expressa enquanto artista. Para dar subsídio à pesquisa, busca-se uma metodologia que enfatize a funcionalidade prática dos chamados princípios fundamentais da animação, utilizando-os para construir a dinâmica envolvida no movimento de personagens. O estudo conceitua a dinâmica das ações básicas na Animação para balizá-la como uma estrutura de experimento cinético em potencial, a partir das diretrizes convencionais para a construção do movimento. Nesse intento, são propostas categorias que distinguem tipos de movimento experimental para personagens, segundo a estrutura da sistematização teórica desenvolvida na pesquisa. Verifica-se, assim, como a metodologia da animação clássica sustenta sempre o movimento experimental de bases newtonianas na Animação de Personagem. A criação desta tipologia com o experimento cinético estimula os animadores a perceberem como construções alternativas com a dinâmica das ações podem ser analisadas pela metodologia descrita na pesquisa, com base nos princípios fundamentais. Ao desmistificar esses experimentos com a dinâmica das ações para o leitor, esta tese pretende motivar outros animadores/pesquisadores a acrescentar suas próprias categorias, com vistas a ampliar a normatização de movimentos alternativos na Animação de Personagem.
Abstract: This thesis examines variations in building experimental dynamics for Character Animation, aiming to investigate that the core of the animator's artistic potential lives in the regency of synthetic motion - defined here as kinetic. The text argues for the kinetic praxis as the animator's creative genesis, regardless of the media arts and technology base used for the aesthetic result of his work. First of all, the animator is able to express himself as an artist through the construction of qualitative movement (or kinetic) as a differential approach. In order to support the research, a methodology is seek to emphasize the usability of the so called the fundamental principles of animation, using them to construct the dynamics involved in movement for animated characters. The study defines the dynamics of basic actions in Character Animation as a structure of potential kinetic experiment, founded upon the conventional guidelines for building movement. For this purpose, categories are proposed to distinguish types of experimental movement with characters, according to the structure of theoretical systematization developed in the research. Thus, one can track how the classical animation methodology always sustains the experiment with newtonian movement for Character Animation. The creation of this typology with the kinetic experiment stimulates animators to understand how alternative dynamics of actions can be analysed by the methodology described in the survey, based on the fundamental principles. Beyond demystifying these experiments with the dynamics of actions for the reader, this thesis aims to motivate other animators/researchers to add their own categories, in order to broaden the parameters of alternative movements for Character Animation.
Subject: Animação de personagens Técnica
Arte e tecnologia
Animação (cinematografia) Técnica
Desenho animado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHFWM
Issue Date: 29-Oct-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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