Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-7JKHGL
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Herbert Ugrinowitschpt_BR
dc.contributor.referee1Rodolfo Novellino Bendapt_BR
dc.contributor.referee2Umberto Cesar Correapt_BR
dc.creatorLeandro Nogueira Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:04:28Z-
dc.date.available2019-08-14T12:04:28Z-
dc.date.issued2007-08-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/KMCG-7JKHGL-
dc.description.abstractThe goal setting has been seen as motivational strategy used to improve theperformance maintaining and directing attention to a specific objective to bereached and it can also be set for either a person or a group. The aim of thisstudy is was to investigate the effects of the level of difficulty groups goal inmotor learning with skillful persons. The sample consisted of 24 males with agefrom 15 to 16 years old, with experience in the used task. The used task wasthe Volleyball rotation serving reception. The volunteers were organized byrandom designation in two experimental groups with a specific goal to 10%(G10%) and to 30% (G30%), besides the initial performance. The experimentconsisted of three stages: entrance test (27 attempts), acquisition phase (810attempts) and retention test (27 attempts) a week after the acquisition phaseending. The results of the precision and consistence measurements showedsignificant differences between G10% and G30% during acquisition phase, inwhich G30% showed better performance and smaller variability than G10%.During the retention test only the precision measurement showed significanteffect, in which both groups become more accurate and G30% score washigher than G10% as well. In conclusion, although the two groups showedperformance increment the 30% on groups goal percentile influenced on asignificant way and was superior on the learning task. Moreover, the resultsconfirmed the hypothesis 2 of LOCKE and LATHAM (1985), that for quantitativeviigoals (specifics), the higher the goal, the better the performance, admittingenough capacity and commitment.pt_BR
dc.description.resumoO estabelecimento de metas tem sido visto como uma estratégia motivacionalpara melhorar o desempenho através da direção e manutenção da atençãopara um determinado objetivo a ser alcançado, e pode ser estabelecida paraum indivíduo ou para um grupo. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitosdo nível de dificuldade da meta de grupo em aprendizagem motora comsujeitos experientes. A amostra consistiu de 24 sujeitos do sexo masculino,com idade entre 15 e 16 anos, experientes na tarefa. A tarefa consistiu narecepção de saque com rotação do voleibol. Os sujeitos foram distribuídos pordesignação aleatória em dois grupos experimentais com meta específica a 10%(G10%) e a 30% (G30%) além do desempenho inicial. O experimento constoude três fases: avaliação de entrada (27 tentativas), fase de aquisição (810tentativas) e teste de retenção (27 tentativas) uma semana após o término dafase de aquisição. Os resultados das medidas de precisão e consistênciamostraram diferenças estatisticamente significativas entre G10% e G30% nafase de aquisição, sendo que o G30% apresentou desempenho superior emenor variabilidade do que o G10%. No teste de retenção, apenas a medida deprecisão mostrou diferença significativa sendo que ambos os grupos setornaram mais precisos, e o escore do G30% também foi maior que o G10%.vEm conclusão, apesar dos dois grupos apresentarem melhoras nodesempenho, o percentual de 30% de meta de grupo influenciou de maneirasignificante e foi superior na aprendizagem da tarefa. Além disso, os resultadosconfirmaram a hipótese 2 de Locke e Latham (1985) segundo a qual, parametas quantitativas (específicas), quanto mais alta a meta melhor odesempenho, admitindo-se suficiente capacidade e comprometimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectestabelecimento de metaspt_BR
dc.subjectpercentual da metapt_BR
dc.subjectmeta de grupopt_BR
dc.subjectAprendizagem Motorapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem motorapt_BR
dc.subject.otherMetas (Psicologia)pt_BR
dc.subject.otherAptidão fisicapt_BR
dc.titleEfeitos do nível de dificuldade da meta de grupo em aprendizagem motorapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
efeitos_do_nivel_de_dificuldade.pdf378.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.