Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-85KRDS
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dc.contributor.advisor1Luiz Carlos Couto de A Moraespt_BR
dc.contributor.referee1Dante de Rose Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Dietmar Martin Samulskipt_BR
dc.creatorRenato Melo Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T04:34:15Z-
dc.date.available2019-08-14T04:34:15Z-
dc.date.issued2010-03-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/KMCG-85KRDS-
dc.description.abstractExpertise involves possessing vast knowledge about many factors in a particular field, for example, in sports. Various models evaluate the factors that influence these exceptional people, from the perspective of the ambient. The aim of the study was to evaluate the environment in which the expert developed; specifically those of Olympic medal-winning Brazilian swimmers. The study is based on personal interviews with the swimmers, as well as a thorough analysis of the interview. The study also explores the differences between those athletes who trained in the USA, and those that trained in Brazil. Eight Brazilian swimmers, all of whom had won at least one Olympic medal, were interviewed. The interviews were recorded and transcribed, and then analyzed by three leading experts in the field. The results of the interviews indicated that there were 473 MU.s (Meaning Units . MU.s), where the following classifications were set: Begging to have a swimming career, influential people, quality characteristics in their coach, support and recognition, major differences between being trained in the USA vs. Brail, deliberated practices and resources. Having family support, a specialized coach, deliberated practices and fundamental resources were the factors that helped those swimmers. The major differences between Brazil and USA were the availability of the studies done on the high-level practice programs, the high quality of the swimmers on the team, the accessibility of technology, etc. In conclusion, the differences in realities indicate there is not a rigid pattern needed for the development of excellence. Also important to note is that the training in the USA was of a higher quality, although two of the athletes had success training in Brazil alonept_BR
dc.description.resumoExpertise é um campo de conhecimento de um grupo de expoentes, que estuda as diferentes competências dos experts em seu campo de proficiências, em determinada área, como no esporte. Diversos modelos avaliam fatores que influenciam no desenvolvimento de indivíduos excepcionais, a partir da perspectiva ambiental. O objetivo deste estudo foi verificar o contexto do desenvolvimento expert de medalhistas olímpicos da natação brasileira, de acordo com a perspectiva desses atletas, por meio de entrevistas retrospectivas de aprofundamento e análise de conteúdo. Além disso, objetivou-se identificar as principais diferenças entre as características do treinamento realizado no Brasil e nos Estados Unidos. Oito nadadores que conquistaram, no mínimo, uma medalha em qualquer edição dos Jogos Olímpicos, foram os entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa foi feita, voltada para o conteúdo colhido, denominado de mini-unidade (Meaning Units), o qual se submeteu ao exame de três experts neste tipo de análise. As transcrições das entrevistas geraram 473 mini-unidades, as quais obedeceram à seguinte classificação: Início da carreira esportiva e principais influências, Características do treinador, Suporte e reconhecimento, Principais diferenças entre Brasil x EUA, Prática deliberada e Recursos contextuais. O apoio da família, do treinador especialista, a prática deliberada e os recursos fundamentais foram os fatores necessários que compuseram o contexto dos medalhistas olímpicos. As principais diferenças encontradas entre Brasil x Estados Unidos foram a viabilidade do estudo e do treinamento em alto nível, o elevado nível dos companheiros de treinamento, a tecnologia acessível, entre outras. Concluiu-se que o contexto, a partir de realidades múltiplas, indica que existe um sistema, que varia de acordo com as relações contextuais de cada país. As características do treinamento realizado nos Estados Unidos possibilitaram, com maior facilidade, o desenvolvimento dos atletas analisados, devido principalmente pela utilização de recursos tecnológicos. As similaridades dos entre os contextos desses atletas são os principais motivos de início á prática, a presença da família, aos treinadores especializados e em relação às diferenças nas características de treinamento entre Brasil e Estados Unidos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExpertpt_BR
dc.subjectContexto de desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherOlimpiadaspt_BR
dc.subject.otherAtletaspt_BR
dc.subject.otherNadadorespt_BR
dc.subject.otherNatação Treinamento técnicopt_BR
dc.titleO contexto do desenvolvimento de nadadores medalhistas olímpicos brasileirospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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