Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-8EZRN4
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Efeitos da combinação entre estrutura de prática e frequência de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras
Autor(es): Maicon Rodrigues Albuquerque
Primeiro Orientador: Rodolfo Novellino Benda
Primeiro membro da banca : Herbert Ugrinowitsch
Segundo membro da banca: UMBERTO CESAR CORREA
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da combinação entre estrutura de prática e frequência relativa de conhecimento de resultados. Cento e vinte voluntários foram distribuídos aleatoriamente em doze grupos experimentais: 1) constante - 100%CR em Parâmetro e PMG (C100-100), 2) constante - 100%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (C100-50), 3) constante - 50%CR em Parâmetro e 100%CR PMG (C50-100), 4) constante - 50%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (C50-50), 5) aleatória com manipulação de Parâmetro - 100%CR em Parâmetro e PMG (PAR100-100), 6) aleatória com manipulação de Parâmetro - 100%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (PAR 100-50), 7) aleatória com manipulação de Parâmetro - 50%CR em Parâmetro e 100%CR PMG (PAR 50-100), 8) aleatória com manipulação de Parâmetro - 50%CR em Parâmetro e 50%CR PMG(PAR 50-50), 9) aleatória com manipulação de PMG - 100%CR em Parâmetro e PMG (PMG 100-100), 10) aleatória com manipulação de PMG - 100%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (PMG 100-50), 11) aleatória com manipulação de PMG - 50%CR em Parâmetro e 100%CR PMG (PMG 50-100), 12) aleatória com manipulação de PMG -50%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (PMG 50-50). O experimento utilizou a tarefa de pressionamento de teclas e foi conduzido em duas fases. Na fase de aquisição os grupos de prática constante praticaram a tarefa com o tempo total de 1400ms e o tempo relativo de 22,2%-44,4%-33,3%, enquanto que os grupos de prática aleatória (parâmetro) realizaram a tarefa com os tempos totais de 1200, 1400 e 1600ms e o tempo relativo de 22,2%-44,4%-33,3%. Os grupos de prática aleatória (PMG) praticaram a tarefa com o tempo total de 1400ms e os tempos relativos de 22,2%-44,4%-33,3%, 4,4%-33,3%-22,2% e 33,3%-22,2%-44,4%. Na fase de testes, todos os grupos praticaram com o tempo total de 1400ms e o tempo relativo de 22,2%-44,4%-33,3%, no teste de retenção, enquanto que no teste de transferências os grupos praticaram no tempo total de 1800ms e os tempos relativos de 22,2%-55,5%-22,2%. Os resultados demonstraram, de modo geral, manutenção do desempenho da fase de aquisição apenas no teste de retenção o que sugeriu ocorrência de aprendizagem. Todavia, não foram verificadas diferenças significantes entre os grupos nos testes de retenção e transferência. Concluiu-se que não houve efeito da combinação entre estrutura de prática e frequência relativa de conhecimento de resultados.
Abstract: The purpose of this study was to investigate the effects of combination of practice schedule and relative frequency of knowledge of results. One hundred and twenty volunteers were randomly assigned in 12 groups: 1) constant - 100% KR in parameter and GMP (C100-100), 2) onstant-100% KR in parameter and 50% KR in GMP (C100-50), 3) constant-50% KR in parameter and 100% KR in GMP (C50-100), 4) constant-50% KR in parameter and 50% KR in GMP (C50-50), 5) Parameter - 100% KR in parameter and GMP (PAR100-100), 6) Parameter - 100% KR in parameter and 50% KR in GMP (PAR100-50), 7) Parameter - 50% KR in parameter and 100% KR in GMP (PAR50-100), 8) Parameter -50% KR in parameter and 50% KR in GMP (PAR50-50), 9) GMP - 100% KR in parameter and GMP (GMP100-100), 10) GMP - 100% KR in parameter and 50% KR in GMP (GMP100-50), 11) GMP - 50% KR in parameter and 100% KR in GMP (GMP50-100), 12) GMP - 50% KR in parameter and 50% KR in GMP (GMP50-50). The task consisted of press a specific sequence from the keypad was conducted in two phases. In the acquisition phase, the constant groups practiced the task with the 1400ms total time and the relative time of 22.2% -44.4% -33.3%, while random groups practice (parameter) performed the task with total times of 1200, 1400 and 1600ms and the relative time of 22.2% -44.4% -33.3%. The groups of random practice (GMP) practiced the task with the total time 1400ms and times for 22.2% -44.4% -33.3%, 44.4% -33.3% -22.2% and 33.3% -22.2% -44.4%. In the test phase, all groups practiced with total time of 1400ms and the relative time of 22.2% -44.4% -33.3%, in retention test, while in transfer test all groups practiced in the total time of 1800ms and relative time of 22.2% -55.5% -22.2%. The results demonstrated, in a general way, maintenance of acquisition phase performance only in retention test, what suggested learning occurrence. However, it was not verified significant differences among groups in retention and transfer tests. It was conclude that there was not effect of the combination between practice schedule and relative frequency of knowledge of results.
Assunto: Aprendizagem motora
Capacidade motora
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-8EZRN4
Data do documento: 28-Mai-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_2010_maicon_albuquerque.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.