Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/KMCM-95JJQW
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O efeito de diferentes formas de redução de fornecimento de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras com demandas distintas
Autor(es): Marcio Mario Vieira
primer Tutor: Rodolfo Novellino Benda
primer miembro del tribunal : Go Tani
Segundo miembro del tribunal: Suzete Chiviacowsky Clark
Tercer miembro del tribunal: Herbert Ugrinowitsch
Cuarto miembro del tribunal: Guilherme Menezes Lage
Resumen: O conhecimento de resultados (CR) tem sido reconhecido como um importante fator para a aprendizagem motora. Sua investigação tem sido realizada mediante inúmeras formas de seu fornecimento as quais têm sido estudadas isoladamente no processo de aquisição de habilidades motoras. Os resultados ainda não são conclusivos sobre qual destas formas de fornecimento é mais efetiva, com a generalização dos resultados dificultada em virtude dessa variável ter sido testada em diferentes habilidades motoras. Assim, o presente estudo visa investigar o efeito de diferentes formas de fornecimento de redução no conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras utilizando uma mesma tarefa motora. Para buscar avaliar a generalização dos resultados o efeito foi investigado em duas tarefas com demandas específicas. Posicionamento com demanda temporal e arremesso de dardo de salão com demanda de controle da força. Cento e quarenta voluntários foram aleatoriamente distribuídos em sete grupos experimentais (n=10) em cada experimento de acordo com as diferentes formas de redução no fornecimento de CR: Grupo G100 com 100% de frequência relativa, grupo GFRR com frequência relativa reduzida, grupo GFA com faixa de amplitude de CR, grupo GMED com CR médio, grupo GSUM com CR sumário, grupo GAUT com CR Autocontrolado e GDEC com CR Decrescente. Os experimentos consistiram de fase de aquisição e testes. Os resultados de ambos os experimentos mostraram que G100 apresentou piores resultados quando comparado às demais formas de redução de fornecimento de CR. Ainda, habilidades motoras com demandas distintas sofrem efeitos diferentes do modo de fornecimento de CR, pois os dois experimentos não apresentaram resultados semelhantes. Em conclusão, verificou-se o efeito da redução no fornecimento de CR na aquisição de habilidades motoras, contudo as formas de redução produzem efeitos diferentes dependendo das demandas da tarefa.
Abstract: Knowledge of results (KR) has been recognized as an important factor to motor learning. His investigation has been accomplished through countless forms of supply, which have been studied separately in the process of acquisition of motor skills. The results are not yet conclusive about which of these forms of supply is more effective, with the generalization of results hampered by this variable have been tested in different motor skills. Thus, the present study aims to investigate the effect of different forms of reduction KR supply in motor skills acquisition using the same motor task. Seek to assess the generalization of results the effect was investigated in two tasks with specific demands. Positioning with temporal demand and dart throwing with demand for control of the force. A hundred and forty volunteers were randomly distributed in seven experimental groups (n=10) in each experiment according to different forms of reduction KR supply. Group G100 with 100% of relative frequency, group GFRR with reduced relative frequency, group GFA with KR bandwidth, GMED group with average KR, group GSUM with summary KR, group GAUT with self-control KR and GDEC with faded KR. The experiments were consisted of acquisition phase and tests. The results of both experiments showed that G100 was worst results when compared to other different of reducing supply of KR. Still, motor skills with demands distinct suffer different effects of mode of delivery of KR, because the two experiments did not show similar results. In conclusion, the effect of reducing the supply of KR in the acquisition of motor skills, however the forms of reduction produce different effects depending on the demands of the task.
Asunto: Educação física
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/KMCM-95JJQW
Fecha del documento: 4-dic-2012
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_marcio__vieira.pdf966.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.