Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/KMCM-9DNGB5
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Magnitude e estrutura de variabilidade de desempenho na aquisição de uma habilidade motora de apontamento
Authors: Livia Gonçalves Gallo
First Advisor: Rodolfo Novellino Benda
First Referee: Go Tani
Second Referee: Herbert Ugrinowitsch
Abstract: O objetivo do presente estudo foi investigar o papel da magnitude e estrutura da variabilidade de desempenho na aquisição de uma habilidade motora de apontamento. Vinte e dois universitários voluntários (n=22) realizaram uma tarefa de apontamento em duas fases: aquisição e teste de transferência. A tarefa apresentou maior índice de dificuldade (ID) no teste de transferência. Dois grupos distintos foram formados de acordo com a magnitude da variabilidade desvio padrão do tempo de movimento (BV e AV) e estrutura da variabilidade expoente Hurst do tempo de movimento (BH e AH) do último bloco de tentativas da fase de aquisição. Os resultados mostraram que o grupo BV apresentou melhor desempenho para a medida de tempo de movimento e pior desempenho para a medida de número de acertos que o grupo AV. Os resultados ainda apontaram similaridade dos grupos AH e BH em todas as medidas no teste de transferência. De forma geral, foi possível concluir que apenas a magnitude de variabilidade influenciou negativamente o desempenho no teste de transferência e que, mesmo formando grupos distintos, o expoente de Hurst apresentou-se alto, mostrando variabilidade estruturada em ambos os grupos. Alta magnitude de variabilidade foi prejudicial para a velocidade de execução em relação à baixa magnitude de variabilidade. Por outro lado, a estrutura de variabilidade mais alta não resultou em diferenças no desempenho em comparação à estrutura de variabilidade mais baixa. Assim, foi possível concluir que magnitude e estrutura de variabilidade apresentam efeitos diferentes na aquisição de habilidades motoras. Enquanto a magnitude de variabilidade precisa ser reduzida com a prática, não se observaram valores baixos de estrutura de variabilidade quando o desempenho foi melhor.
Abstract: The aim of the present study was to verify the effects of magnitude and structure of variability in an aiming motor skill acquisition. Twenty two undergraduate volunteers (n=22) performed an aiming task in two phases: acquisition and transfer test. The task presented higher index of difficulty (ID) in transfer test than acquisition phase. Two distinct groups were set according to magnitude of variability standard deviation of movement time (BV and AV), and structure of variability Hurst exponent of movement time (BH and AH) in the last block of trials of acquisition phase. Results showed that BV presented better performance than AV in movement time and worse performance than AV in number correct trials (target was hit). Results still pointed out similar performance of AH and BH in all measures in transfer test. In general, it was possible to conclude that only magnitude of variability influenced negatively performance in transfer test, and even with distinct groups, Hurst exponent was high, showing structured variability in both groups. Then, it was possible to conclude that magnitude and structure of variability present different effects on motor skill acquisition. While magnitude of variability should be reduced through practice, it was not observed low values of structure of variability when performance was better.
Subject: Aprendizagem motora
Capacidade motora
Educação física
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/KMCM-9DNGB5
Issue Date: 28-Jun-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
microsoft_word___l_via_gallo_dissertacao.pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.