Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-79RGBW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Laura Stella Miccolipt_BR
dc.contributor.referee1Fabio Alves da Silva Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2José Carlos Paes de Almeida Filhopt_BR
dc.creatorAndrea Machado de Almeida Mattospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T13:13:32Z-
dc.date.available2019-08-13T13:13:32Z-
dc.date.issued2000-08-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-79RGBW-
dc.description.abstractThis study investigated a pre-service English teacher and her perceptions about her classroom from her own point of view. The research design was based on theoretical and empirical studies about classroom research and about the FL teacher, adopting an interpretivist and emic vision. The main objective of the research was to search for a global understanding of how the FL teacher interprets the events present in the classroom. To this end, a case study was conducted, using retrospective interviews as the main data collection instrument. The objective of these interviews was to foster the informants critical reflection on her performance inside the classroom to promote her professional development. The content of these interviews was categorized, leading to the expansion of Richards (1998) reflective categories. Next, quantitative and qualitative analyses were conducted. The results of the quantitative analysis led to a global view of the informants perceptions of her classroom. The qualitative analysis provided a better understanding of the factors that influence a FL teachers daily life and evidence of the existence of two levels of action in the classroom culture. The analysis also revealed that the data collection methodology favored the informants critical reflection, fostering her professional development. Based on the research findings, Wallaces (1991) model for FL teacher education was modified. The results of this study bring implications to the field of FL teacher education and to the relationship between the researcher and the participant-teacher.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou uma professora de inglês em formação e suas percepções sobre sua sala de aula a partir de seu próprio ponto de vista. O desenho da pesquisa baseou-se em estudos teóricos e empíricos sobre pesquisa em sala de aula e sobre o professor de LE, adotando uma visão interpretativista e êmica. O objetivo principal da pesquisa foi buscar uma compreensão global sobre como o professor de LE interpreta sua sala de aula e os eventos que nela acontecem. Para esse fim, foi realizado um estudo de caso, utilizando entrevistas de retrospecção como principal instrumento para coleta de dados. Essas entrevistas tiveram como objetivo fomentar a reflexão crítica da informante sobre sua atuação dentro da sala de aula para promover o seu desenvolvimento profissional. O conteúdo dessas entrevistas foi categorizado, expandindo as categorias reflexivas de Richards (1998). Foram realizados, então, dois tipos de análise: uma quantitativa e outra qualitativa. Os resultados da análise quantitativa levaram a uma visão global das percepções da informante sobre sua sala de aula. A análise qualitativa forneceu uma maior compreensão sobre os fatores que influenciam o dia-a-dia do professor de LE e sobre a existência de dois níveis de ação na cultura da sala de aula. A análise revelou, ainda, que a metodologia utilizada para coleta dos dados favoreceu a reflexão crítica da informante, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Com base nos resultados da pesquisa, o modelo para formação do professor de LE de Wallace (1991) foi ampliado. Os resultados deste estudo trazem implicações para o campo da formação do professor de LE e para a relação existente entre pesquisador e professor-pesquisado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor de LEpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês Avaliaçãopt_BR
dc.titlePercepções de uma professora de Inglês sobre sua sala de aula: Uma visão êmicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrea_machado_tese.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.