Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSSJQ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Verificação da intervenção do fonoaudiólogo no processo variável de apagamento do fonema /r/ por crianças com alteração de fala na região metropolitana de Belo Horizonte
Authors: Ana Paula Teixeira
First Advisor: Evelyne Jeanne A A M D Madureira
First Referee: José Sueli de Magalhães
Second Referee: Cesar Nardelli Cambraia
Abstract: Este trabalho analisou a relevância prestada à variação linguística no parecer da avaliação fonoaudiológica da fala de crianças de seis a dez anos em Belo Horizonte e região. Para direcionar esse estudo, descreve-se o fenômeno da variação manutenção/cancelamento do /R/ final e medial em nomes e verbos, através de estudos realizados no âmbito da sociolingüística. A pesquisa levanta dados sobre a repercussão desse fenômeno entre profissionais fonoaudiólogos. O apagamento do /R/ final e medial recebe atenção do meio fonoaudiológico, no entanto, há pouco ou nenhum reconhecimento da variação inerente a esse fonema. O objetivo desse trabalho é contribuir para a melhoria dos processos avaliativos fonoaudiológicos, que, ao deixar de tratar como patologia as variantes sociolinguísticas, contribuirão para uma mudança de postura dos pacientes e de suas famílias, bem como para uma redução do tempo de tratamento. Foi realizada uma investigação sobre as características da variação: apagamento do segmento /R/ em posição final e medial, tanto em dados coletados na pesquisa (amostras de fala de crianças e avaliações fonoaudiológicas) quanto em estudos já realizados dentro da área de variação e mudança lingüística, lingüística histórica, fonética e fonologia e fonoaudiologia. Os diferentes blocos de dados submeteram-se a uma análise orientada pela Teoria da Variação conforme WEINREICH, LABOV E HERZOG (1968), LABOV (1972) E LABOV (1994). Obtiveram-se indícios de que a avaliação proposta pelos fonoaudiólogos é tributária da posição do fonema (medial ou final) e do estágio em que se encontra cada um dos processos; da classe de palavra em que se dá o processo de variação (nomes e verbos); do tipo de item lexical em que se atualiza o fenômeno do apagamento, e do perfil lingüístico do indivíduo em que se ilustram as variantes analisadas.
Abstract: This paper analized the relevance of language variation in the feedback of the speech evaluation of six to ten-year-old children from Belo Horizonte and surroundings. The phenomenon described in this study is the one of variation/ cancellation of the final and medial /R/ in nouns and verbs, through studies carried out in the scope of sociolinguistics. The research collected data about the repercussion of such phenomenon among professional speech therapists. The delection of the final and medial /R/ gets the attention of speech therapists; however, there is very little if any recognition of the inherent variation of this phonemenon. The aim of this study is to contribute to the improvement of speech assessment processes. Once not treating sociolinguistic variants as pathologies, such assessment processes will contribute to the patients and their families change of attitude as well as the reduction of treatment length. Research on variation characteristics has been carried out: final and medial /R/ delection, in data collected for the present study (childrens speech samples and evaluations) as well as in studies made within the areas of language variation and change, historical linguistics, phonetics and phonology and speech therapy. The different blocks of data were submitted to an analysis guided by the Variation Theory according to WEINREICH, LABOV & HERZOG (1968) and LABOV (1972, 1984). It has been observed that the evaluation proposed by the speech therapists is tributary to the position of the phonemenon (medial or final) and to the stage in which each one of the processes is; to the word class in which the variation process takes place (nouns and verbs); to the type of lexical item in which the erasure phenomenon happens; and the linguistic profile of the individual in which the analyzed variants are pictured.
Subject: Distúrbios da fala nas crianças
Mudanças lingüísticas
Lingüística
Fonoaudiologia
Fonética
Distúrbios da linguagem nas crianças
Sociolinguística
Linguagem Variação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSSJQ
Issue Date: 6-May-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1530m.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.