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http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSU8V
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Validade ecológica de um simulador de voo para PC no uso de inglês como L2 |
Authors: | Dilso Correa de Almeida |
First Advisor: | Ricardo Augusto de Souza |
First Referee: | Mailce Borges Mota Fortkamp |
Second Referee: | Milton do Nascimento |
Third Referee: | Ana Cristina Fricke Matte |
metadata.dc.contributor.referee4: | Luciane Corrêa Ferreira |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo verificar a validade ecológica de um jogo simulador de voo para PC como ferramenta de suporte para o estudo do uso situado de inglês como L2 por pilotos. Com o amparo da teoria da cognição distribuída, buscou-se primeiro compreender como os processos representacionais de instruções específicas do controle de tráfego aéreo propagam-se pelos artefatos mediadores no ambiente de atuação do piloto. A seguir, uma atividade simulada foi elaborada para verificar a correspondência entre os processos descritos anteriormente e o desempenho de pilotos bilíngues no cumprimento das mesmas instruções em um jogo simulador de voo vendido comercialmente. Por fim, foram coletadas as percepções dos participantes sobre a atividade simulada. O estudo revelou um alto nível de fidedignidade entre as situações comunicativas simuladas e as contingências comunicativas do domínio alvo. Além disso, apontou um grande envolvimento dos participantes durante a atividade simulada e uma grande receptividade por parte destes em relação ao uso do simulador no uso de inglês com propósitos específicos às comunicações aeronáuticas. O estudo sugere que a utilização de um simulador para PC pode ser uma opção economicamente viável e ecologicamente válida no estabelecimento de um ambiente situado para o estudo do uso de inglês como L2, apresentando aos usuários envolvimentos comunicativos análogos aos encontrados no mundo real. |
Abstract: | This research aimed at evaluating the ecological validity of a PC-based flight simulator game as a supporting tool for the study of the situated use of L2 English by pilots. Backed by the theory of distributed cognition, the first step was to seek an understanding of how representational processes of specific air traffic control instructions propagate through mediating artifacts in the pilots work environment. Next, a simulated activity was devised to verify the correspondence between the processes previously described and the performance of bilingual pilots in response to the same instructions in an off-the-shelf flight simulator game. Finally, the perceptions of the participants about the simulated activity were gathered. The study revealed a high level of fidelity between the simulated communicative situations and the communicative contingencies of the target domain. Furthermore, it showed a high level of involvement of the participants during the activity and a high receptivity towards the adoption of a PC-based flight simulator for the use of L2 English for air communications. The study suggests that the use of this type of flight simulator may be an economically viable and an ecologically valid option to establish a situated environment for the study of the use of L2 English, presenting the users with communicative demands similar to the ones found in the real world. |
Subject: | Jogos educativos Aquisição da segunda linguagem Semiótica Língua inglesa Ensino auxiliado por computador Língua inglesa Inglês técnico Estudo e ensino Cognição Ensino auxiliado por computador Língua inglesa Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSU8V |
Issue Date: | 16-Feb-2011 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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