Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8STE6W
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee1Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.referee2Regina Lucia Peret Dell Isolapt_BR
dc.creatorDeuzina Elaine Melo Casteluberpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T23:29:05Z-
dc.date.available2019-08-13T23:29:05Z-
dc.date.issued2012-02-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8STE6W-
dc.description.abstractThis paper explores the existence of argumentative-type texts in high school textbooks, used by students in the state public school system in Minas Gerais. The study specifically looks at the area of Text production of argumentative-type opinion texts, with a view to determining how these materials develop textual comprehension. For this purpose, we analyzed two editions of the collection Português Linguagens, by Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, approved by PNLD 2009 and 2012. We sought to find in these volumes actual progress in this area, using the most recent versions of these texts. The overall aim of this study, therefore, is to determine the contribution of interpretation and comprehension questions in textbook activities toward the development of critical thinking in the student who is finishing high school. Thus, we aimed to determine: what contribution could a textbook collection have toward the development of critical readers in high school? And, in this same vain, to what extent do the texts in this collection participate in the development of this reader? What is the role of the collections reading activities in the development of the critical-thinker who is finishing high school? For this analysis, we used the parameters utilized by Antunes (2010) in the analysis of texts and, in the analysis of comprehension activities of the text types selected for the corpus of this study, we followed her principles and experiences. We verified in the analysis that, in both textbook editions studied, teaching is structured using types of texts in different topical areas and that reading is central to all three areas of teaching: Literature, Text production and Language: reflection and use. With respect to the use of these types of texts, it can be noted that there is still a preoccupation with presenting them in a standard format, rather than as a social event or something real that can be used to meet the needs of the reader. In terms of activities, as the majority are still quite detailed and contextualized, they make it possible for the reader to understand the text and to read it with a more critical view. This paper is organized into six chapters. The first the introduction addresses the question/problem and its origin. The second looks at the essential theoretical foundation of the contributions of this study. The third presents the methodology that oriented the study. The data obtained and the results of the investigation comprise the fourth and fifth chapters. Lastly, there are the final considerations. We hope that this study will be an instrument of reflection for future studies.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a presença de textos de tipologia argumentativa em livros didáticos do ensino médio, usados por alunos da rede pública estadual de Minas Gerais, especificamente no eixo Produção de texto dos gêneros argumentativos opinativos, a fim de verificar como é trabalhada a compreensão textual nesses materiais. Para isso, analisamos duas versões aprovadas pelo PNLD 2009 e 2012 da coleção Português Linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, buscando investigar, em seus volumes, os progressos efetivados no trabalho com os textos na versão mais recente. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a contribuição de questões de interpretação e compreensão propostas em atividades de livros didáticos na construção da criticidade do aluno concluinte do ensino médio. Portanto, buscamos investigar qual a contribuição que uma coleção didática pode dar à formação de leitores críticos no ensino médio? E, nesse sentido, até que ponto os textos que essa coleção seleciona participam da construção desse sujeito leitor? Qual o papel das atividades de leitura propostas pela coleção no processo de formação do sujeito crítico concluinte do ensino médio? Para essa análise, usamos os parâmetros utilizados por Antunes (2010) na análise de textos e os seus fundamentos e práticas na análise das atividades de compreensão dos gêneros selecionados pelo corpus desta pesquisa. Na análise verificamos que o ensino, em ambas versões, é estruturado por meio de gêneros textuais apresentados em diferentes esferas e que a leitura norteia todos os três eixos de ensino: Literatura, Produção de texto e Língua: reflexão e uso.Quanto ao uso desses gêneros o que se pode observar é que há ainda uma preocupação em apresentá-lo como algo formatado, padrão a ser usado e não como evento social, como algo real que pode ser usado para atender suas necessidades de leitor. Quanto às atividades são, ainda que de localização em sua maioria, bem elaboradas, contextualizadas, possibilitando ao leitor, compreensão do texto e uma leitura mais crítica em relação a este. Este trabalho organiza-se em seis capítulos. O primeiro, a introdução, em que apresenta a questão- problema e sua procedência. O segundo descreve a fundamentação teórica essencial aos aportes desta pesquisa. O terceiro apresenta a metodologia que norteia o trabalho. Os dados obtidos e os resultados da investigação realizada constituem o quarto e quinto capítulos. Finalmente, as considerações finais. Esperamos que este trabalho seja um instrumento de reflexão para outros trabalhos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectGêneros argumentativospt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.otherLivros didaticos Brasil Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitores Reação crítica Brasilpt_BR
dc.titleLeitura de textos argumentativos opinativos: a contribuição de uma coleção didática para a formação de um leitor críticopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1472m.pdf11.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.