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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A leitura de infográficos da Revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão
Authors: Francis Arthuso Paiva
First Advisor: Carla Viana Coscarelli
First Referee: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Second Referee: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Abstract: O infográfico é um gênero jornalístico muito utilizado pela imprensa nas mídias convencionais e digitais. A falta de pesquisa a respeito desses textos na linguística de gêneros e do texto e, consequentemente, sua inexpressiva presença nos livros didáticos de Língua Portuguesa nos motivou a estudá-lo. Nosso objetivo foi verificar as regularidades e tipificações do infográfico da revista Superinteressante para conceituá-lo como gênero do discurso e não apenas um recurso do design gráfico que acompanha outros gêneros. A partir disso, verificar também quais procedimentos de leitura são utilizados pelo leitor de infográficos e como esses procedimentos influenciam na compreensão das informações veiculadas pelo infográfico da revista Superinteressante. Utilizamos uma metodologia de análise de gêneros filiada à perspectiva sociorretórica. Selecionamos um conjunto de 10 infográficos de sete edições da revista mensal Superinteressante para analisá-los no tocante a regularidades e tipificações da sua produção e leitura. Constatamos haver uma categoria de infográficos na revista a que demos o nome de infográficos de orientação ao conhecimento, que se divide em dois tipos: infográficos de informação ordenada temporalmente, subtipo linha do tempo e infográficos de informação simultânea, este, por sua vez se subdivide em universais e singulares. A partir dessa conceituação, realizamos uma coleta de dados através de dois instrumentos. Na primeira, realizamos um protocolo verbal com cinco infográficos do conjunto analisado, cada qual lido por um participante, no intuito de analisar os procedimentos do leitor: a produção da leitura. Na segunda coleta, aplicamos um questionário com questões sobre um 11º infográfico, também da revista Superinteressante, que reúne características dos tipos e subtipos supracitados, a fim de verificar o produto da leitura, isto é, a compreensão das informações. Os dados foram confrontados e analisados. Concluímos que o infográfico é um gênero, em decorrência das regularidades e tipificações encontradas, sobretudo, sua recorrência, tanto na produção quanto na leitura, em integrar informações dispostas nos modos verbais e visuais de forma simultânea; sua organização multimodal. Além disso, apontamos mais seis constatações relativas aos procedimentos de leitura e suas consequências na compreensão das informações do infográfico de orientação ao conhecimento que reforçam essa conclusão. Esperamos ter contribuído para futuras pesquisas sobre infográficos, inclusive sobre os digitais, não apenas para o campo da linguística, mas também para o jornalismo, bem como ter fornecido dados úteis para o ensino e produção do gênero infográfico ou até mesmo para outros textos visuais informativos.
Abstract: The Infographic is a journalistic genre highly used by the press not only in conventional but also in digital media. The lack of research concerning this text in genre and textual linguistics and consequently its inexpressive presence in Portuguese language didactic books has motivated us to analyze it. Our aim has been not only to verify Superinteressante Magazine infographic regularity and typification in order to conceptualize it as a discourse genre instead of a merely Graphic design device which follows other genres but also to confirm which reading procedures are used by the infographic reader and how these procedures affect the comprehension of the information present in Superinteressante Magazine infographics. A genre analysis methodology based on the sociorhetorical perspective has been applied. A collection of ten infographics from seven editions of the monthly Superinteressante Magazine has been selected so as to be analyzed regarding the infographics production and reading regularity and typification. We were able to ascertain the existence of a category of infographics in the magazine which has been named by us knowledge orientation infographic, which, by the way, is subcategorized in two types: time ordered information infographic, timeline subtype, and simultaneous information infographic. This one might be subcategorized as universal and single. Given this conceptualization, data gathering through two methodologies has been developed. The first methodology consisted of a verbal protocol with five infographics from the analyzed group, each one read by a participant, aiming to analyze the readers procedures towards the reading production. As regards the second data gathering methodology, a questionnaire on the subject of a 11th infographic also from Superinteressante Magazine which assembles characteristics from the types and subtypes of infographics mentioned above has been applied aiming the reading product, which may be understood as the comprehension of the information. The data has been collated and analyzed. It has been concluded that the infographic is a genre, due to its regularity and typification especially its recurrence not only in production but also in reading, integrating information presented in verbal and non-verbal ways simultaneously in its multimodal organization. Moreover, we present other six observations related to the reading procedure and their consequence to the comprehension of the knowledge orientation infographic which reinforces our conclusion. We expect having contributed to future researches related to digital and non-digital infographics, not only to the linguistic field but also to the journalistic field, as well as providing useful data to infographic teaching and production or even to other visual informative texts.
Subject: Lingüística
Compreensão na leitura
Sinais e símbolos na comunicação visual
Gêneros textuais
Artes graficas
Superinteressante (Revista)
Semiótica e comunicação
Lingüística textual
Comunicação visual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SUQRL
Issue Date: 9-Dec-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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