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Tipo: Tese de Doutorado
Título: O fenômeno da intertextualidade em uma perspectiva cognitiva
Autor(es): Sandra Maria Silva Cavalcante
primer Tutor: Heliana Ribeiro de Mello
primer miembro del tribunal : Ana Margarida Marcelino Abrantes
Segundo miembro del tribunal: Milton do Nascimento
Tercer miembro del tribunal: Delaine Cafiero Bicalho
Cuarto miembro del tribunal: Carla Viana Coscarelli
Resumen: A Intertextualidade é um fenômeno recursivo na linguagem humana. Esse fenômeno se manifesta quando, no processo de produção e compreensão de um texto alvo, os seres humanos identificam características de um texto fonte ou de uma rede de significados reconhecida, ou seja, previamente estabelecida e compartilhada. Esse é um fenômeno identificado em diferentes formas de expressão da linguagem verbal e não verbal. Neste trabalho de investigação, a intertextualidade, estudada sob uma perspectiva cognitiva, é tomada como uma estratégia argumentativa, essencialmente, envolvida na experiência humana de construção de sentido. O fenômeno é analisado e descrito de acordo com fundamentos teóricos e metodológicos da Lingüística Cognitiva. Nesse sentido, é entendido como uma manifestação do princípio dialógico da linguagem (Bakhtin, 2000,2002 [1929]) e da cognição (Tomasello, 2003, 2008) e como uma manifestação da operação cognitiva básica da Integração Conceptual (Faucconier; Turner, 2002; Brandt, 2004). Considerando a natureza do fenômeno em estudo e os objetivos deste trabalho de pesquisa, a metodologia utilizada para a identificação, seleção, documentação e análise de dados fundamenta-se em pressupostos da análise introspectiva de dados linguísticos. Os textos selecionados para análise caracterizam-se como representativos de três situações interacionais e gêneros textuais diferentes. A seleção de textos representativos dediferentes gêneros textuais justifica-se por sua ampla circulação na sociedade brasileira contemporânea e pelo fato de cumprirem diferentes objetivos sociocomunicativos. Os dados analisados consistem em textos representativos da linguagem publicitária(anúncios impressos e videopropaganda), da linguagem literária (conto de fadas) e da linguagem jornalística (crônica). Além da análise teórica introspectiva realizada pelo pesquisador, o trabalho sinaliza para a possibilidade de realização de estudos de caráter empírico. Para esse fim, a pesquisa apresenta uma análise preliminar de dados queresultam de uma atividade de caráter metacognitivo, videodocumentada em ambiente escolar. Os resultados alcançados por este trabalho de pesquisa apontam evidências em favor de que o fenômeno da intertextualidade, em uma perspectiva cognitiva, pode ser descrito como uma concreta manifestação do processo de integração conceptual.
Abstract: Intertextuality is a recursive phenomenon in human language. This phenomenon is manifested when, given the process of production and comprehension of a target text, human beings identify features of a source text or of a network of recognized meanings, that is, previously established and shared. This is a phenomenon identified in differentforms of verbal and nonverbal language expression. In this research work, Intertextuality, studied under a cognitive perspective, is taken essentially as an argumentative strategy involved in human experience of construction of meaning. The phenomenon is analyzed and described through theoretical and methodological bases of Cognitive Linguistics. Inthis sense, it is understood as a manifestation of the dialogical principle of language (Bakhtin, 2000, 2002 [1929]) and of cognition (Tomasello, 2003, 2008) and as a manifestation of the basic cognitive operation of Conceptual Integration (Faucconier; Turner, 2002; Brandt, 2004). Considering the nature of the studied phenomenon and theobjectives of this research, the methodology used to identify, select, document and analyze data is based on the presuppositions of introspective analysis of linguistic data. The selection of texts from different genres is justified as they are widespread in contemporary Brazilian society and have different socio-communicative objectives. Thedata in this research consist of representative texts of advertising language (printed and video advertisements), of literary language (fairy tale) and of journalistic language (short story). In addition to the introspective theoretical analysis made by the researcher, thiswork points to the possibility of performing empirical studies. Thus, the research presents a preliminary analysis of data resulting from a metacognitive activity video-documented in the school environment. The results obtained by this research point to evidences thatintertextuality, from a cognitive perspective, can be described as a concrete expression of the process of conceptual integration.
Asunto: Lingüística aplicada
Intertextualidade
Cognição
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SZN95
Fecha del documento: 9-sep-2009
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