Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T2NG4
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Um estudo de caso de professores de inglês em formação continuada: reflexão e mudança da prática e do discurso no ensino de gramática
Autor(es): Marcia Cristina Fontes Almeida
Primeiro Orientador: Deise Prina Dutra
Primeiro membro da banca : Maria Helena Vieira Abrahao
Segundo membro da banca: Mariney Pereira da Conceição
Terceiro membro da banca: Heliana Ribeiro de Mello
Quarto membro da banca: Herzila Maria de Lima Bastos
Resumo: Esta pesquisa é um estudo longitudinal realizado em duas fases. A primeira compreende o período de dois anos de participação de duas professoras da rede pública de ensino no projeto de educação continuada chamado EDUCONLE. A etapa 1 dessa fase teve comoobjetivo descrever como o ensino de gramática acontecia na sala de aula das participantes da pesquisa; identificar quais os fatores que influenciavam essa ocorrência; e verificar se as professoras eram capazes de analisar suas práticas pedagógicas de maneira reflexiva. Aetapa 2 da primeira fase teve como objetivo identificar indícios de mudanças, tanto no discurso das professoras quanto na prática do ensino de gramática. A segunda fase da pesquisa foi realizada com uma das participantes seis meses após o término de suaparticipação no projeto. O objetivo desta fase foi o de verificar se os movimentos de mudança iniciados na primeira fase poderiam ainda ser identificados mesmo depois da desvinculação da professora do projeto de educação continuada. Os dados foram coletados por meio de narrativas, questionários, gravação de aulas e sessões de isionamento. Os resultados demonstram que a gramática era trabalhada de maneira explícita na sala de aula de ambas as professoras. Todavia, a maneira como esse ensino era abordado se diferia, pois uma professora focalizava funções da língua trabalhando as três dimensões da gramática: forma, significado e uso apropriado em contextos comunicativos; e a outra professora trabalhava estruturas lingüísticas focalizando somente na forma, suas regras e a tradução. A prática das professoras era influenciada por fatores contextuais, experienciais e cognitivos que interagiam entre si. Entretanto, o fator que parece fundamentar a prática do ensino de gramática era a concepção de língua e de gramática de cada professora, ou seja, o fator cognitivo. Os resultados sugerem, ainda, que para que o processo de mudança sejadesencadeado é necessário que o professor aprenda a questionar sua prática, pois é somente a partir da reflexão que o processo de mudança pode ser restaurado. Ademais, as sessões de visionamento foram instrumentos eficazes para propiciar às professoras momentos dereflexão. O processo de mudança tanto no discurso quanto na prática iniciado na primeira fase da pesquisa pode ser verificado também após o término do projeto, sugerindo que a mudança é algo contínuo assim como a busca pelo desenvolvimento.
Abstract: This research is a longitudinal study accomplished in two phases. The first phase dealt with two public schools teachers for two years while they participated in a continuing education project called EDUCONLE. The objectives of the 1ST stage of this phase were to describe how grammar teaching is accomplished in the participants' classroom; to identify whichfactors influence the way that teaching is done; and to verify if the teachers would be capable to analyze their pedagogic practices in a reflective way. The objective of the second stage of the first phase was to identify traces of changes in the teachers' discourse and in their practice related to grammar teaching. The second phase of the research was accomplished with only one of the participants, six months after she concluded her project participation. The objective of this phase was to verify if the initiated change movements in the first phase could be still identified when the teacher was no longer undertaking the continuing education project. Data were collected through narratives, uestionnaires, and stimulated recall sessions. The results show that grammar was worked in an explicit way in both teachers' classroom. Though, the way that teaching was approached differed, since one teacher focused on functions of the language working with grammar in the three dimensions of form, meaning and appropriate use in communicative contexts; and the other teacher focused on linguistic structures dealing only with forms, their rules and translation. The teachers' practice was influenced by contextual, experiential and cognitive factors that interact with each other. However, the main factor that seems to be the basis of their grammar teaching was their conceptions of language and grammar, that is the cognitive factor. The results also suggest that for the process of change to be triggered the teacher should learn to question their practice, because reflection is the basis of a changing process. Furthermore, the stimulated recall sessions proved to be effective instruments to promoteteachers moments of reflection. The change process initiated in the first phase of the research could also be verified after the teacher ended her project participation suggesting that change is something continuous as well as it is the search for development.
Assunto: Lingüística
Lingüística aplicada
Aprendizagem Avaliação
Língua inglesa Gramática Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula
Prática reflexiva
Professores de inglês Formação
Prática de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T2NG4
Data do documento: 8-Jul-2009
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
130d.pdf983.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.