Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T9PDB
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Experiências de indisciplina e aprendizagem: um estudo de caso em uma turma de um curso livre de inglês |
Autor(es): | Carolina Vianini Amaral Lima |
primer Tutor: | Laura Stella Miccoli |
primer miembro del tribunal : | Vera Lucia M de Oliveira e Paiva |
Segundo miembro del tribunal: | Liliane Assis Sade Resende |
Resumen: | Esta pesquisa foi realizada em um curso de inglês, que é parte de uma rede tradicional de escolas de idiomas no Brasil, de uma cidade do interior de Minas Gerais. O estudo teve como objetivo investigar as experiências de indisciplina e aprendizagem de uma professora e estudantes adolescentes na sala de aula. Para tal, averiguamos a relação entre indisciplina e fatores como (a) as crenças dos estudantes e professores acerca da indisciplina; (b) os motivos dos estudantes para estudar inglês; (c) as tarefas de sala de aula; e (c) as ações e atitudes da professora, vislumbrando, em última instância, compreender de que forma a indisciplina afeta o processo de ensino e aprendizagem de inglês para, assim, buscar subsídios para um melhor aproveitamento das oportunidades de aprendizagem que a sala de aula propicia. O referencial teórico apoiou-se nas Experiências de Sala de Aula (Miccoli, 1997, 2000, 2003, 2004, 2007a, 2007b, 2007c, 2007d, 2007e), as quais foram interpretadas através da Teoria da Atividade (Coughlan e Duff, 1994; Lantolf e Thorne, 2006; e outros). Além disso, uma bibliografia sobre indisciplina e suas causas (Amado, 1998, 2000, 2001; Aquino, 1996; Bzuneck, 2004; Castro, 2003; Guimarães, 1996; Guimarães, 2004a, 2004b; La Taille, 1996; Passo, 1996; Rego, 1996; Salles, 2005; Sayão e Aquino, 2007 e outros), bem como questões psicológicas da adolescência, através da Teoria da Adolescência de Erikson (1950, 1959, 1968, 1976), compõem o marco teórico. Os resultados sugerem que as concepções de disciplina e indisciplina da professora, bem como as circunstâncias de seu ambiente de trabalho, modulam suas ações, tomadas de decisão e escolhas metodológicas, acarretando um desencontro entre suas escolhas e as expectativas dos estudantes e, consequentemente, prejudicando a relação professor-aluno, desfavorecendo a criação de um ambiente propenso à aprendizagem e, em última instância, a própria aprendizagem. |
Abstract: | This piece of research was carried out at an English Language Institute in Minas Gerais, which is part of a traditional network of English language schools in Brazil. It was aimed at investigating the experiences of indiscipline lived by a teacher and her teenage students in the classroom and its impact on learning. Hence, the relationship between disruptive behavior and aspects such as (a) the teacher and the students conceptions of indiscipline; (b) students reasons to study English; (c) the tasks used in the classroom and (d) the teachers actions and attitudes was investigated, so as to try to understand the ways in which indiscipline affects the process of teaching and learning English, with a view to make the best of the learning opportunities that the classroom offers. The theoretical framework includes Classroom Experiences (Miccoli, 1997, 2000, 2003, 2004, 2007a, 2007b, 2007c, 2007d, 2007e), which are framed within Activity Theory (Coughlan e Duff, 1994; Lantolf e Thorne, 2006; and others). In addition, references on indiscipline and its causes, (Amado, 1998, 2000, 2001; Aquino, 1996; Bzuneck, 2004; Castro, 2003; Guimarães, 1996; Guimarães, 2004a, 2004b; La Taille, 1996; Passo, 1996; Rego, 1996; Salles, 2005; Sayão e Aquino, 2007 e outros), along with adolescence psychological issues, through Erikson Adolescence Theory (1950, 1959, 1968, 1976), compose the theoretical framework. The results suggest that teachers conceptions of both discipline and indiscipline, as well as the circumstances of her working environment, affect her actions, decision making and methodological choices, leading to a mismatch between her pedagogical choices and students expectations and, consequently, impairing the teacher-student relationship, disfavoring the emergence of a favorable learning environment, which, ultimately, affects students learning experiences. |
Asunto: | Lingüística Língua inglesa Estudo e ensino Falantes de português Brasil Aprendizagem Avaliação Ambiente de sala de aula Aquisição da segunda linguagem Professores e alunos Professores Formação Professores de línguas Atitudes Manejo de classe Disciplina escolar |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T9PDB |
Fecha del documento: | 7-ago-2009 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_carolina_vianini_amaral_lima.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.