Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBPUY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vera Lucia M de Oliveira e Paivapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Junia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Augusto de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Valdir Silvapt_BR
dc.creatorHelen de Oliveira Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T20:16:28Z-
dc.date.available2019-08-10T20:16:28Z-
dc.date.issued2010-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBPUY-
dc.description.abstractThe incorporation of virtual environments into instructional contexts has become an increasingly common practice in our society. The adoption of non-formal environments, i.e. not designed for educational purposes, has considerably grown due to new educational demands that place the learner at the center of the teaching-learning process and emphasizeslearning through spaces used by digital natives. In line with this framework, this study aims to check the pedagogic possibilities of the social network Orkut for the teaching and learning of English through the participant observation of an online course offered to undergraduatestudents at the Federal University of São João del Rei. The course based on Task-based Learning and Teaching (TBLT) approach, aimed at the development of English language through the development of collaborative tasks with the support of the tools available in thatdigital environment. The data analysis was grounded in the complexity theory (Larsen-Freeman and Cameron, 1997, 2008), the ecological approach to language teaching (van Lier, 2000, 2004a, 2004b) and the concept of community of practice (Wenger, 1998). Those three theories provide a holistic approach to the understanding of the dynamics of learners participation in a virtual community with a focus on language learning through the negotiation of meaning. The results show that conducting courses mediated by Orkut can be an important motivating factor in learning English, since learners are already familiar with thefeatures of that environment and with the affordances it offers for interaction with English speakers.pt_BR
dc.description.resumoA incorporação de ambientes virtuais em contextos instrucionais tem sido uma prática cada vez mais comum em nossa sociedade. A adoção de ambientes não formais, ou seja, não projetados para fins pedagógicos, tem crescido consideravelmente devido às novas demandas educacionais que inserem o aprendiz como centro do processo de ensino-aprendizagem e privilegia o ensino por meio de espaços utilizados por nativos digitais. Em consonância comesse quadro, o presente estudo tem como finalidade verificar as possibilidades didáticopedagógicas da rede social Orkut para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, por meio da observação-participante de uma disciplina on-line ofertada para graduandos do curso de Letras da Universidade Federal de São João del-Rei. A disciplina, ministrada com base na abordagem Ensino e Aprendizagem por Tarefas (EAPT), visou ao desenvolvimentoda língua inglesa por meio de tarefas colaborativas com o apoio das ferramentas disponíveis no ambiente. A análise dos dados foi ancorada na teoria da complexidade (LARSENFREEMAN e CAMERON, 1997, 2008), na abordagem ecológica aplicada ao ensino de línguas (VAN LIER, 2000, 2004a, 2004b) e no conceito de comunidade de prática(WENGER, 1998), que conjuntamente oferecem uma visão holística para a compreensão da dinâmica da participação de aprendizes em uma comunidade virtual com foco na aprendizagem de língua por meio da negociação de significado. A pesquisa mostra que a condução de disciplinas mediadas pelo Orkut pode se constituir como um fator motivador da aprendizagem de língua inglesa, visto que os aprendizes já possuem familiaridade com as funcionalidades do ambiente e pela possibilidade de interação com falantes da língua inglesa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subjectComunidades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem por tarefaspt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subject.otherCiberespaço Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherRealidade virtualpt_BR
dc.subject.otherInternet na educação Brasilpt_BR
dc.subject.otherRedes de relações sociaispt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensinopt_BR
dc.titleSocializando e aprendendo: a incorporação da rede social orkut ao ensino de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.