Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEFMP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Comunidades de prática na formação docente: aprendendo a usar ferramenta da web 2.0
Autor(es): Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn
Primeiro Orientador: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Primeiro membro da banca : Junia de Carvalho Fidelis Braga
Segundo membro da banca: Júlio César Rosa de Araújo
Resumo: O ensino de linguas mediado pelo computador ganha mais expressao com as novas ferramentas tecnologicas da segunda geracao da web conhecida como Web 2.0. As ferramentas da Web 2.0, tais como Blogs, Wikis, Podcasts e redes sociais oferecem aos usuarios possibilidades de interacao e colaboracao no meio virtual, atraves de recursos cominterface amigavel e intuitiva. Dessa forma, todos os internautas podem contribuir com o conteudo apresentado na rede mundial de computadores. Aliada as ferramentas da Web 2.0, as comunidades de pratica surgem no ambito educacional como um ambiente virtual propicio para a organizacao e disseminacao do conhecimento. Sua utilizacao permite a aproximacao de pessoas que estao dispostas a compartilhar e a aprender colaborativamente. Para sustentar asanalises e discussoes desta pesquisa, e apresentada uma revisao da Teoria das comunidades de pratica de Wenger (1998) e Wenger, McDemott e Snyder (2002). Neste trabalho, analisa-se aparticipacao dos membros de acordo com os tres niveis central, ativo e periferico propostos por Wenger, McDemott e Snyder (2002). Esses membros sao formados pelos alunos da graduacao do curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais matriculados na disciplina on-line Letramento Digital durante o segundo semestre de 2008.Essa disciplina foi classificada como uma comunidade de pratica por apresentar as caracteristicas descritas por Wenger (1998) como dominio, comunidade e pratica. Alem disso, os alunos/membros da CoP desenvolveram o engajamento mutuo, o repertorio compartilhadoe o empreendimento conjunto, demonstrando comprometimento com a comunidade. Atraves da analise de dados, ficou comprovado que, independente do conhecimento tecnologico e nivel de pertencimento dos alunos na CoP, a construcao do conhecimento aconteceu de formacolaborativa, cada aluno contribuindo de acordo com seu conhecimento; dessa forma, eles aprenderam com todos os colegas localizados nos tres niveis de participacao. Para os alunos, o uso das ferramentas tecnologicas no ensino deve ser assunto discutido no meio academico, favorecendo a formacao e capacitacao dos professores de lingua estrangeira.
Abstract: Computer assisted language teaching becomes more meaningful with new technological tools of the second generation web known as Web 2.0. The Web 2.0 tools such as Blogs, Wikis, Podcasts and social networking offer opportunities for users to interact and collaborate in the virtual environment, using resources with friendly and intuitive interface.Thus, all Internet users can contribute with the content presented on the World Wide Web.Allied to the tools of Web 2.0, Communities of Practice within educational arise as a virtual environment conducive to the organization and dissemination of knowledge. Its use allows an approximation of people who are willing to share and learn collaboratively. To support theanalysis and discussion of this research, its presented a review of Communities of Practice theory Wenger (1998) and Wenger, McDemott and Snyder (2002). In this work, is made an analysis of the participation of members according to the three levels - central, active andperipheral - proposed by Wenger, McDemott and Snyder (2002). These members are formed by graduate students from Letras course of Universidade Federal de Minas Gerais, enrolled in the course online Digital Literacy during the second half of 2008. This discipline has beencharacterized as a Community of Practice for presenting the characteristics described by Wenger (1998) as domain, community and practice. In addition, students/members of the CoP developed mutual engagement, shared repertoire and joint enterprise, showing thecommitment in the community. Through data analysis, it was proved that, regardless of technical knowledge and level of belonging of students in the CoP, the construction of knowledge occurred collaboratively, each student contributed according to their knowledge, and thus they learned with colleagues located in all three levels of participation. For students,the use of technological tools in education must be discussed in the academic field, encouraging the formation and training of foreign language teachers.
Assunto: Lingüística
Ensino à distância
Aquisição da segunda linguagem
Tecnologia educacional
Comunicação mediada por computador
Ensino auxiliado por computador
Professores de línguas Formação
Internet (Redes de computação) na educação
Línguas Estudo e ensino Inovações tecnológicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEFMP
Data do documento: 30-Jun-2010
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