Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TELVV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Deise Prina Dutrapt_BR
dc.contributor.referee1Tania Regina de Souza Romeropt_BR
dc.contributor.referee2Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Heliana Ribeiro de Mellopt_BR
dc.contributor.referee4Tommaso Rasopt_BR
dc.creatorShirlene Bemfica de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T19:58:08Z-
dc.date.available2019-08-13T19:58:08Z-
dc.date.issued2009-07-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8TELVV-
dc.description.abstractIn the Applied Linguistics area, there is a growing interest in researchesconcerned with understanding the implicit mental models upon the use of language in the classroom context. There is also an effort to involve teachers in a process of critical reflection in researches about their own practice. This investigation, from a qualitative nature, has the objective to research and understand how a teacher, in a collective practice, discusses the interacional process promoted by her in the classroom. The research was developed in three phases with distinct aims: On the preliminary phase, we verified how the participant understands the interacional process she promotes in the classroom before the collaborative phase of the investigation. On the collaborativephase, analyze the way she discuss interaction based on the texts suggested by the group and by the instruments that engender reflection. Finally, on the delayed data collection phase, we checked how the research influenced or promoted movements towards changes in the teachers use of language in the classroom and in the actions to promotedifferent interaction patterns. Furthermore, it was our interest to check how the teachers mental models modified whereof the discussions and the proposed actions. The data gathered in this research came from questionnaires, mind maps about interaction, classroom video recording, stimulated recall sections and group discussions. The study is based on on Mental Models Theory (JOHNSON-LAIRD, 1983), MeaningfulLearning Theory (AUSUBEL, 1968) and the vygostskian Socio historical cultural Theory (VYGOTSKY, 1984). The data discussion in this thesis conveys the researcher point of view and it is by no means exhaustive, but a way to understand the researched contexts, contributing to understand better what happens in the English language classrooms. The results point at the participants awareness of the importance of theinteraction to the foreign language acquisition. This work suggests that, besides mental models, other factors influence the selection of content, the class planning system and the actions of the teachers. Evidence points to a relationship between the background experiences and mental models, as well as between experiences and actions. The studycontributes to expand the researches related to mental models regarding specific aspects in the learning process of a foreign language, thus collaborating with the Teacher Education.pt_BR
dc.description.resumoNa área de Linguística Aplicada, há um interesse crescente por investigações centradas na compreensão dos modelos mentais implícitos no uso da linguagem no contexto da sala de aula. Há também um empenho em envolver o professor em um processo de reflexão crítica em pesquisas sobre a própria prática. Esta investigação, denatureza qualitativa, tem o objetivo de investigar e compreender como uma professora, na prática coletiva, discute o processo interacional promovido por ela em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em três fases com objetivos específicos. Na fase preliminar, buscamos verificar como a professora compreende o processo interacional que elapromove em sala de aula antes da fase colaborativa da pesquisa. Na fase colaborativa, buscamos analisar a forma como ela discute sobre o que é interação, baseando-se nos textos sugeridos pelo grupo e pelos instrumentos geradores de reflexão. E na fase da coleta tardia, nosso objetivo é verificar em que medida a pesquisa influenciou oupromoveu movimentos de mudança no uso da linguagem em sala de aula e nas ações da professora para promover diferentes padrões interacionais. Além disso, é nosso interesse verificar de que modo os modelos mentais dessa professora se modificaram a partir dasdiscussões e ações propostas. Os dados para este trabalho foram obtidos por meio de questionários, mapas conceituais, filmagens das aulas, sessões de visionamento e sessões de discussão coletiva. O estudo está fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais (JOHNSON-LAIRD, 1983), Teoria da Aprendizagem Significativa(AUSUBEL, 1968) e na Teoria Sócio-histórico-cultural vygotskyana (VYGOTSKY, 1984). A discussão dos dados coletados para esta tese é uma interpretação da pesquisadora, que não pretende que a pesquisa seja exaustiva, e sim mostrar uma maneira de compreender os contextos pesquisados, contribuindo para o entendimentodo que ocorre em salas de aula de língua inglesa. Os resultados apontam para uma conscientização por parte dos professores da importância da interação para a aquisição de uma língua estrangeira. Este trabalho sugere que, além dos modelos mentais, outrosfatores influenciam na seleção do conteúdo, da forma de planejar as aulas e nas ações dos professores. Evidencias mostram uma relação entre as experiências prévias e os modelos mentais, assim como entre as experiências e os modelos mentais. O estudo contribui para expandir as pesquisas sobre os modelos mentais no que diz respeito a aspectos específicos do processo de ensino de uma língua estrangeira, colaborando dessa forma para a Formação de Professores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceitos para o desenvolvimentopt_BR
dc.subjecttransformaçãopt_BR
dc.subjectconstruçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherComunicação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherCompetência comunicativapt_BR
dc.subject.otherAnalise de interação em educaçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensinopt_BR
dc.titleConstruindo e transformando os processos conceituais: ações para o desenvolvimento do professorpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_shirlene_bemfica_de_oliveira.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.