Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEMPG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Lucia Peret Dell Isolapt_BR
dc.contributor.referee1Norimar Pasini Mesquita Judicept_BR
dc.contributor.referee2Jeronimo Coura Sobrinhopt_BR
dc.contributor.referee3Reinildes Diaspt_BR
dc.contributor.referee4Nelson Vianapt_BR
dc.creatorAnelise Fonseca Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:50:45Z-
dc.date.available2019-08-11T18:50:45Z-
dc.date.issued2010-03-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEMPG-
dc.description.abstractThis study aims at researching the pre-service teacher education of Portuguese as a foreign language. It is based on reflexive practice, collaborative work and critical reflection. The objective of working with pre-service teachers was the possibility of offering a course that joins theory and practice from the very beginning. The methodology used in this ethnographic research involved shooting of classes, collaborative sections, use of diaries and semi-structured interviews with four pre-service teachers from the Centro de Extensão at Faculdade de Letras, UFMG. Data was collected during a period of a year, divided into two Modules. In the first module the teachers worked in pairs, each of which took over a group. The teachers worked collaboratively in the preparation, application and discussion of each class. In the second module, the teachers worked individually in their classes, but with a weekly collaboration of the other teacher during the collaborative sections. The researcher was present, as the supervisor of the training course, in the shooting of the lessons and in the collaborative sections. The results of the research show that a pre-service training course for teachers of Portuguese as a foreign language involving a reflexive-collaborative process may cause changes in the beliefs and in the pedagogical practices of the teachers. Furthermore, this reflexive-collaborative work helps the teacher in the development of a critical view of himself as a Brazilian teacher and of the foreign student. The results of this research offer theoretical grounds that may help in the creation of a model of professional development for the teacher of Portuguese as a foreign language.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva pesquisar a formação inicial de professores de português língua estrangeira, tendo como princípios norteadores a prática reflexiva, o trabalho colaborativo e a reflexão crítica. A motivação de se trabalhar com professores iniciantes foi a possibilidade de oferecer um curso de formação que desenvolvesse desde o início a junção da teoria com a prática. Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa, de base etnográfica, envolveram filmagem de aulas, sessões colaborativas, uso de diários e entrevistas semi-estruturadas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. O levantamento desses dados ocorreu durante um ano letivo dividido em dois módulos. No primeiro módulo, os professores iniciantes trabalharam em duplas, e cada dupla assumiu uma turma. Os professores trabalharam colaborativamente na preparação, condução e discussão das aulas. No segundo módulo, os professores trabalharam individualmente em suas turmas, mas com a colaboração semanal do outro professor por meio das sessões de colaboração. A pesquisadora esteve presente, como supervisora do curso de formação, nas filmagens das aulas e nas sessões colaborativas. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo pode propiciar mudanças nas crenças do professor, acompanhadas igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica. Além disso, esse trabalho reflexivo-colaborativo auxilia o professor no desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo como professor brasileiro e sobre o aluno estrangeiro. Os resultados desta pesquisa fornecem subsídios teóricos que auxiliam na criação de um modelo de desenvolvimento profissional para o professor de PLE.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem LEpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherProfessores de língua portuguesa Formaçãopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherPrática reflexivapt_BR
dc.titleO Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeirapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.