Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEPNZ
Type: Tese de Doutorado
Title: O processo de desenvolvimento da competência linguística em inglês na perspectiva da complexidade
Authors: Rita de Cassia Augusto
First Advisor: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
First Referee: Douglas Altamiro Consolo
Second Referee: Adail Sebastiao Rodrigues Junior
Third Referee: Vicente Aguimar Parreiras
metadata.dc.contributor.referee4: Junia de Carvalho Fidelis Braga
Abstract: Este trabalho investiga o desenvolvimento da competência linguistica de uma professora de inglês, participante de um curso de educação continuada. O curso oferecia aulas de língua inglesa para o aprimoramento linguístico dos professores e também discutia aspectos relacionados a pressupostos teóricometodológicos sobre ensino e aprendizagem de inglês. A pesquisa teve por objetivo buscar uma melhor compreensão das características e do funcionamento do processo de desenvolvimento da competência linguística em inglês da participante à luz da perspectiva da complexidade. A teoria da complexidade permite um olhar mais holístico sobre o dinamismo, as interações e as redes de relações que se estabelecem entre as diferentes partes de um fenômeno. Dessa forma, o fenômeno sob estudo é visto a partir de uma perspectiva relacional. Este trabalho constitui-se de um estudo de caso sob uma perspectiva etnográfica que consistiu no acompanhamento sistemático da participante durante as aulas de inglês no período de dois anos. Durante esse período, os dados foram coletados por meio de notas de campo, de gravações em áudio, de entrevistas e de produção da narrativa de aprendizagem da informante, relatada em quatro versões, nas modalidades escrita e oral. A análise dos dados procurou evidenciar a natureza dinâmica do processo de desenvolvimento da competência linguística, enfocando características fundamentais dos sistemas dinâmicos adaptativos tais como: não-linearidade, auto-organização, variabilidade e emergência. Para tanto, o desenvolvimento da competência linguística da informante foi analisado tanto qualitativa quanto quantitativamente. Foi analisada, também, a influência da inter-relação de fatores contextuais diversos no processo de desenvolvimento da competência linguística da participante deste estudo. Os resultados evidenciam que o desenvolvimento da competência linguística não ocorre de forma idêntica nos diferentes subsistemas linguísticos, não acontece de forma linear e não é um processo que se desenvolve em um crescendum, tendo um ponto de chegada definido. Ao contrário, este trabalho evidencia que o processo de desenvolvimento da competência linguística, em uma perspectiva emergentista, se dá por meio da inter-relação de vários fatores, em diferentes níveis e escalas de tempo. Dessa forma, podemos concluir que esse processo ocorre de forma não-linear, imprevisível e permeado por estabilidades e variabilidades.
Abstract: This PhD dissertation investigates the linguistic competence of a teacher of English, this researchs participant, who attended a continuous education course. The courses syllabus covered topics whose main aim was to improve its students linguistic production in the target language, as well as to discuss theoretical and methodological issues concerning the teaching and learning of English as a Foreign Language. This research aims to understand the way the participants linguistic competence in English evolved, by using complex systems as an orienting theory. Complex systems theory looks at dynamism,interactions, and different relationships of parts of one specific phenomenon through holistic lens, which allows to see this dissertations object of analysis from a relational perspective. This research consists of a case-study, under the light of ethnography, which tries to uncover the systematic observation the researcher has made during two years of fieldwork. Throughout the observationperiod, data were collected by means of field notes, tape-recording, interviews, and learning narratives produced by the participant, the latter split into four versions and categorized in both oral as well as written registers. The data analysis emphasized the dynamism that usually characterized the developmental process of the participants linguistic competence, by focusing on the fundamental features of adaptative dynamic systems, such as: nonlinearity, self-organization, variability, and emergence. To do so, the linguistic competence was analyzed by means of qualitative and quantitative methods.The influence of diverse inter-related contextual factors, typical of theparticipants linguistic competence development, was also taken into account. The results have shown that this development does not take place in the different linguistic sub-systems in identical ways. This development does not also happen in a linear standard, neither in a crescendum, as if it had a target spot well defined and delineated. On the contrary, this research emphasizes that the linguistic competence development process, from an emergentism perspective, took place by inter-relating various factors, at different time-scale levels. Consequently, we can conclude that this development occurs by means of non-linearity and unpredictability, permeated by instabilities and variability.
Subject: Complexidade (Filosofia)
Competência comunicativa
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa Métodos de ensino Estudo de casos
Educação permanente
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEPNZ
Issue Date: 26-Jun-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
180d.pdf955.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.