Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8U7MWM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Posposição de demonstrativos em português e em espanhol: estudo histórico e comparado das estruturas articuladas e não-articuladas e não-articuladas
Autor(es): Victor Hugo Barbosa Ramalho
Primeiro Orientador: Cesar Nardelli Cambraia
Primeiro membro da banca : Maria do Carmo Viegas
Segundo membro da banca: Manoel Mourivaldo Santiago de Almeida
Resumo: A fim de compreender melhor as assimetrias existentes entre as línguas românicas, este trabalho apresenta um estudo comparativo dos demonstrativos em português (este, esse, aquele e suas flexões) e em espanhol (este, ese, aquel e suas flexões), quando aparecem em posição pós-nominal. Foram identificados dois tipos de estrutura, o primeiro, exclusivo do espanhol, sempre apresenta um artigo definido antecedendo ao substantivo, por isso é chamado de posposição articulada de demonstrativo (PAD), enquanto isso, o segundo tipo, presente em ambas as línguas, é chamado de posposição não-articulada de demonstrativo (PND).Tendo em vista o quadro teórico tipológico-funcional proposto por Givón (2001) e o conceito de gramaticalização de Hopper & Traugott (1993), essas estruturas foram tratadas como construções gramaticalizadas que são usadas para desempenhar funções discursivas diferentes no discurso. A fim de se entender suas origens e quais as seriam essas funções comunicativas específicas expressas por elas ao longo dos séculos, fez-se um estudo sincrônico e diacrônico baseado em corpora, a partir da classificação morfossintática, semântica e discursivo-pragmática das ocorrências das posposições encontradas no Corpus do Português e no Corpus del Español, criados por Mark Davies.Além de terem sido encontradas várias diferenças entre a PAD e a PND com relação a fatores formais (morfológicos, sintáticos e semânticos), a análise discursivo-pragmática, realizada através da medição da distância referencial (DR) proposta por Givón (1992), apontou para a diferença mais relevante entre as duas: a PAD possui essencialmente um grande valor de DR, consequentemente um baixo grau de acessibilidade, enquanto a PND uma DR de valor pequeno, ou seja, com um alto grau de acessibilidade.
Abstract: In order to better understand the existing asymmetries between romance languages such as Spanish and Portuguese, this work displays a comparative study of Portuguese demonstrative pronouns (este, esse, aquele and their inflections) and the Spanish ones (este, ese, aquel and also their inflections) in postnominal position. I was able to identify two kinds of structure. The first, exclusive of Spanish, appears with a definite article before a noun, and it is for that reason called posposition of the demonstrative with article; whereas the second kind is called posposition of the demonstrative without article, and it is present in both languages. Taking into consideration Givóns functional-typological analysis (2001) and Hopper & Traugotts concept of grammaticalization (1993), these structures were analyzed as grammaticalized constructions used in different discursive functions. Aiming at understanding these structures origins and their specific communicative functions throughout centuries, I carried out a corpora based synchronic and diachronic study, which classified occurrences in terms of morphosintatics, semantics and discursive pragmatics from the Corpus do Português and Corpus del Español, both created by Mark Davies. The use of Givóns discursive-pragmatic analysis measured by Referential Distance (RD) (1992) pointed out a considerable difference between these two structures. The posposition with article has greater RD value, consequently a lower degree of accessibility, the posposition without article has a lower RD value and a greater degree of accessibility.
Assunto: Gramatica geral e comparada
Funcionalismo (Linguística)
Língua espanhola Pronomes
Lingua portuguesa Gramática comparada Espanhol
Lingua espanhola Gramática comparada Português Brasil
Língua portuguesa Pronomes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8U7MWM
Data do documento: 23-Fev-2012
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