Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8U7N3V
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Ações afirmativas e recursos discursivos: a representação dos atores sociais na dimensão extensionista de projetos educacionais selecionados para o programa UNIAFRO em 2008
Autor(es): Carlos Jose Lirio
primer Tutor: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
primer miembro del tribunal : Maria Antonieta A de M Cohen
Segundo miembro del tribunal: Adail Sebastiao Rodrigues Junior
Tercer miembro del tribunal: Cláudio Márcio do Carmo
Cuarto miembro del tribunal: Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel
Resumen: Esta pesquisa realiza, por meio da Análise Crítica do Discurso (ACD) informada por Fairclough (2009), um estudo acerca dos modos de representação dos atores sociais em cinco projetos educacionais de caráter extensionista, selecionados para o programa UNIAFRO/2008. Os objetivos são: 1) explicitar estratégias discursivas centradas na representação dos atores sociais e caracterizadoras dos referidos projetos como recursos, nas ações afirmativas estatais de combate ao racismo e à desigualdade racial que os cursos propostos materializam; e 2) propiciar uma discussão crítica, de base discursiva, sobre a eficácia socioeducativa das propostas pedagógicas representadas nos projetos em questão. Para tanto, foi construído, transdisciplinarmente, um objeto de pesquisa (a supressão ou marginalização da dimensão humana real e da dimensão discursiva), com base em categorias linguístico-discursivas e sociológicas, estas últimas fornecidas por Giddens (1984), Bourdieu (1991) e Bernstein (1996). O objeto de pesquisa tem, ainda, sua natureza socioeducativa e institucional explicitada por informações buscadas em Gomes (2007), Vieira (2003) e Silvério (2003), bem como em explicações de Gonçalves (2008) acerca do gênero em tela e na crítica de Botomé (1996) à extensão universitária no Brasil. O aparato teórico-metodológico permite analisar os modos de representação dos atores sociais (Cf. Van LEEUWEN, 1996) e mostrar como o discurso pedagógico constrói sujeitos imaginários cujas ocupações e (inter)ações representam relações de poder e recursos discursivos, os quais se restringem aos objetivos pedagógicos e institucionais dos atores que elaboram os e participam dos cursos de extensão. Constata-se, por meio da análise dos projetos, que a origem dos erros sociais mencionados e a responsabilidade por sua eliminação, em nossa sociedade, são atribuídas à coletividade, de onde emana, sobretudo, o poder do Estado. A pesquisa serve-se do artigo 'Somos diferentes, somos iguais: uma abordagem educativa européia para os Direitos Humanos', de Teresa Cunha e Inês Reis, para apresentar formas de superar os obstáculos à abordagem dos erros sociais e, portanto, de transpor os entraves ao êxito dos projetos de extensão. Conclui-se que os modos como os atores sociais são referidos fragiliza os projetos como recursos discursivos úteis às ações afirmativas, contudo, são apresentadas sugestões para aprimorá-los, dentre elas, incorporar as metodologias propostas por Cunha e Reis, assim como atividades de consciência linguística crítica (Cf. FAIRCLOUGH, 1992).
Abstract: This research carries out, by means of Critical Discourse Analysis (CDA) informed by Fairclough (2009), a study on the modes of representation of social actors in five educational projects characterized as extension projects, selected for the program UNIAFRO/2008. Theobjectives are: 1) explicit discursive strategies focused on the representation of social actors and characterizing these projects as resources in the state affirmative action to combat racismand racial inequality that the courses offered materialize; and 2) provide a critical discussion based on the discursive realm, concerning to the effectiveness of socio-educative proposals represented in the projects in question. Thus, it was built, in a transdisciplinary way, an objectof research (the suppression or marginalization of the real human dimension and discursive dimension), based on linguistic-discursive and sociological categories, the latter provided by Giddens (1984), Bourdieu (1991) and Bernstein (1996). The object of research has also its socio-educative and institutional nature explained by information sought in Gomes (2007), Vieira (2003) and Silvério (2003), as well as in the explanations of Gonçalves (2008) about the genre here considered and in the criticism of Botomé (1996) to the university extension inBrasil. The theoretical apparatus allows to analyze the modes of representation of social actors (Cf. Van LEEUWEN, 1996) and to show how the pedagogical discourse builds imaginary subjects whose occupations and (inter)actions represent power relations anddiscursive resources, which are restricted to the pedagogical and institutional objectives of the actors who design the extension courses and participate in it. The analysis of projects provides evidences that, the source of the social wrongs mentioned and social responsibilityfor its elimination, in our society, are assigned to the collectivity, from which emanates, especially the power of the State. The research makes use of the article Somos diferentes, somos iguais: uma abordagem educativa européia para os Direitos Humanos, written by Teresa Cunha and Inês Reis, to present ways to overcome barriers to addressing the social wrongs, and thus to past the obstacles to the success of extension projects. It is concluded that the ways in which social actors are referred to weaken the projects as discursive resources useful to affirmative action, however, are given suggestions to improve them, among which,incorporate the methodologies proposed by Cunha and Reis, as well as activities in critical language awareness (Cf. FAIRCLOUGH, 1992).
Asunto: Programas de ação afirmativa
Negros Aspectos sociais
Análise do discurso
Estratégia discursiva
Racismo Brasil
Extensão universitaria Brasil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8U7N3V
Fecha del documento: 2-mar-2012
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