Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8U7QLV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Enunciados em provas de língua portuguesa: um foco nas respostas e nas estrategias de leitura dos alunos
Authors: Rosangela Maria da Cruz
First Advisor: Delaine Cafiero Bicalho
First Referee: Martha Lourenco Vieira
Second Referee: Clecio Bunzen Santos Junior
Abstract: Esta pesquisa verifica como os alunos de nono ano do Ensino Fundamental compreendem enunciados de provas de Língua Portuguesa, por meio da análise das respostas que eles produzem para as questões propostas. O corpus, desta pesquisa de cunho qualitativo, se constitui de enunciados de compreensão de texto de provas de Língua Portuguesa, bem como das respostas produzidas pelos alunos aos enunciados dessas provas e de entrevistas semiestruturadas com alunos e com a professora de uma turma. Buscamos entender quais habilidades são acionadas/empregadas, com base na análise dos enunciados de duas provas de Língua Portuguesa realizadas pelos alunos e das respostas produzidas nessas provas. Adotamos as concepções de leitura de Kleiman (2004), Koch e Elias (2008), que a consideram uma atividade de construção de sentidos, que pressupõe a interação autor-texto-leitor. Nessa atividade, além das pistas e sinalizações que o texto oferece, entram em jogo os conhecimentos prévios do leitor. A leitura envolve, portanto, uma postura ativa do leitor, que implica a ativação de suas estruturas cognitivas e de seus conhecimentos anteriores; depende também da situação discursiva em que o leitor se encontra no momento da leitura. Nessa perspectiva, os enunciados e as respostas à pergunta são tratados como textos. Enquanto textos (empiricamente configurados em determinadas composições), também serão vistos como gêneros, pois são modelos relativamente estáveis que se configuram dentro de determinada esfera social de uso da língua (BAKHTIN, 2003). Sendo assim, o gênero prova condiciona a uma esquematização textual que traz consigo uma série de consequências formais e funcionais. Os enunciados foram analisados de acordo com as categorias postuladas por Moretto (2005) sobre características de provas tradicionais e operatórias e também a partir da tipologia das perguntas, elaborada por Marcuschi (2003). Os resultados referentes à análise dos enunciados sinalizam que os enunciados mais problemáticos quanto à compreensão são os que têm formulação incompleta ou inadequada. Ao analisar os enunciados, foi possível observar que os alunos acertam mais quando são avaliadas as capacidades de: antecipação ou predição de conteúdos; antecipação de propriedades dos textos; comparação de informações; produção de inferências locais. Os alunos erram mais quando nos enunciados estão previstas as capacidades de: ativação de conhecimentos de mundo; produção de inferências globais; reflexão metalinguística. As respostas da prova e as entrevistas com a professora e com os alunos mostraram 'outro lado da moeda': alunos que erraram porque possuem níveis de compreensão mínima, problemática e indevida.
Abstract: This research verifies how students from the last year of the elementary school comprehend utterances of Portuguese tests through answers analysis which are written to the questions. The corpus of this qualitative research is constituted of utterances of Portuguese text comprehension, the answers produced by the students to these same utterances and semi-structured interviews with students and with the teacher of one class. We intend to understand which skills are triggered / used, based on utterance analysis of two Portuguese tests done by the students and their answers to these tests. We have adopted Kleiman (2004), Koch and Elias (2008) reading conceptions. These authors consider reading as a meaning construction activity, which presumes an author-text-reader interaction. In this activity, besides the suggestions and signs offered by the text, the reader previous knowledge is also involved in this happening. Reading involves, therefore, the readers active stance which implies an activation of his / her cognitive structures and previous knowledge as well; it also depends on the discursive situation in which the reader finds him / herself in the reading moment. In this perspective, utterances and their answers are treated like texts. While texts (empirically configured in determined compositions), will also be seen like genres, due to the fact that they are models relatively stable which configure themselves in a determined language use social sphere (BAKHTIN, 2003). So the genre is conditioned to a textual scheme which brings many formal and functional consequences. Utterances were analyzed according to Moretto (2005) categories about traditional and operative tests and the questions typologies as well, developed by Marcuschi (2003). Results which refer to utterances analysis sign that those which have more issues, considering comprehension are those which have an incomplete or inadequate formulation. In this analysis, we could see that students have more correct answers when content anticipation or prediction skills, texts properties anticipations, comparison of information and development of local inferences are evaluated. In the other hand, students have more wrong answers when in the utterances are predicted skills such as: world knowledge activation, global inferences development and metalinguistic thinking. Test answers and interviews with the teacher and with students revealed the other side of the situation: students present more mistakes due to minimum, improper and with several set of issues comprehension levels.
Subject: Compreensão na leitura
Avaliação
Língua portuguesa Exames, questões, etc
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8U7QLV
Issue Date: 27-Feb-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1504m.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.