Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8Y4QT2
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Janice Helena Silva de R C Marinhopt_BR
dc.contributor.referee1Clecio dos Santos Bunzen Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Maria do Socorro Alencar Nunes Macedopt_BR
dc.contributor.referee3Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee4Glaucia Muniz Proenca Larapt_BR
dc.creatorElisabeth Goncalves de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:25:45Z-
dc.date.available2019-08-10T18:25:45Z-
dc.date.issued2012-06-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8Y4QT2-
dc.description.abstractHow is the textual cohesion approached in the didactic books adopted for students from the 3rd to 5th grades by the Municipal Public Schools in Barbacena (MG)? The purpose of this work is to answer this question, aiming the importance of the principle of textuality to reading and writing , departing from the analysis of 8 Portuguese didactic book collections, chosen by the municipal public teachers from the Programa Nacional do Livro didático (PNLD) 2010 - National Didactic book Program -.Thispaper offers contribution to the researches on the study of textual cohesion which, as it could be verified in the Capes portal, is still very incipient and dialogues with the most recently guidelines that direct the Portuguese teaching, especially the ones which aim to contribute to the formation of competent readers and writers, in a socialhistoricalperspective that considers the student as a subject of his /her educationprocess. We departed from a historical approach which rescues the Portuguese teaching trajectory and the analysis of the PNLD modifications since its creation in 1994 until the 2010 edition. We took as a theoretical basis the discussions of Textual Linguistics, especially the works by Beaugrande & Dressler (1981, 1997), Costa Val (1991, 1999, 2004), Marcuschi (1983, 1998, 2008), Koch (1988, 1996, 2000, 2002),Apotheloz (1995, 2003), Milner (2003), Cafiero (2002). In this thesis we tried to investigate if and how the didactic books analyzed contribute to lead the students to notice the importance of the cohesive elements to build the referential chain of the text.pt_BR
dc.description.resumoDe que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados pelas escolas da Rede Pública Municipal de Barbacena (MG), para os alunos do 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental, abordam a coesão textual? Este é o objetivo deste trabalho, descobrir, a partir da análise de 8 coleções de Língua Portuguesa, escolhidas pelos professores públicos municipais no Programa Nacional do Livro didático (PNLD)2010, como a coesão textual vem sendo abordada tendo em vista a importância desse princípio de textualidade para a leitura e escrita de textos. O presente trabalho oferece contribuição para as pesquisas acerca do estudo da coesão textual que, conforme verificado em consultas ao Portal da Capes, ainda é muito incipiente edialoga com as mais recentes diretrizes que orientam o ensino de língua portuguesa, quais sejam aquelas que apontam como objetivo principal contribuir para a formação de leitores e escritores competentes, numa perspectiva sócio-histórica que considerao aluno como sujeito do seu processo educativo. Partimos de uma abordagem histórica que resgata a trajetória do ensino de língua portuguesa no país e da análise das modificações do PNLD desde sua criação em 1994 até a edição de 2010. Tomamos como base teórica as discussões da Linguística Textual, em especial os trabalhos de Beaugrande & Dressler (1981, 1997), Costa Val (1991,1999, 2004), Marcuschi (1983, 1998, 2008), Koch (1988, 1996, 2000, 2002), Apotheloz (1995, 2003), Milner (2003), Cafiero (2002), dentre outros. Buscamos, nesta tese, investigar se e como os livros didáticos analisados contribuem para que os alunos percebam a importância dos elementos coesivos para a construção da cadeia referencial do texto.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectcoesão textualpt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos Avaliação Barbacenapt_BR
dc.subject.otherCoesão (Lingüística)pt_BR
dc.subject.otherPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA coesão textual em livros didáticos do PNLD/2010: análise dos livros didáticos adotados pela Rede Pública Municipal de Barbacenapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1316d.pdf11.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.