Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-8ZDMUK
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | A tradição e a novidade no ensino de produção textual: a contribuição da pedagogia retórica |
Authors: | Jacqueline Diniz Oliveira Souki |
First Advisor: | Eliana Amarante de Mendonca Mendes |
First Referee: | Maria Beatriz Nascimento Decat |
Second Referee: | Adail Sebastião Rodrigues Júnior |
Third Referee: | Patrizia Collina Bastianetto |
metadata.dc.contributor.referee4: | Jerônimo Coura Sobrinho |
Abstract: | Este trabalho tem o propósito de mostrar como a Retórica e,fundamentalmente, a sua rica pedagogia a Pedagogia Retórica podem oferecer uma imensa contribuição para o ensino e a aprendizagem da produção textual, em termos de sugestões de atividades para esse tipo de ensino. Ademais, tem também o intuito de convidar os profissionais das áreas de Letras, Linguística e Pedagogia a visitarem a história da Retórica e suas particularidades, a fim de fazer um significativo percurso através dessa arte milenar. A metodologia usada para esta investigação foi a pesquisa bibliográfica, por meio do rastreamento em diversas fontes de investigação. Podemos afirmar, com este trabalho, que a Retórica, além de se constituir como uma linguística teórica, uma metalinguagem sobre o discurso, contém uma excelente metodologia de ensino de línguas que pode auxiliar tanto os aprendizes da arte da escrita quanto os profissionais que necessitam de ferramentas para o ensino dessa importante área do conhecimento. |
Abstract: | The purpose of this thesis is to show how Rhetoric and, especially, its rich pedagogy Rhetorical Pedagogy can make a major contribution to the teaching and learning of textual production, in terms of suggesting activities for this type of instruction. In addition, this study also has the intention of inviting scholars in the fields of Letters, Linguistics, and Pedagogy to investigate the history of Rhetoric and its particularities for the purpose of finding a meaningful path throughout this age-old art. The methodology used for the present inquiry was bibliographical research by means of tracking down diverse sources of investigation. We can state, with this study, that besides establishing itself as a kind of theoretical linguistics, a metalanguage on discourse, Rhetoric contains an excellent methodology for language teaching that may help both learners in the art of writing and scholars who require tools for the teaching of this important area of knowledge. |
Subject: | Livros Avaliação Livros didáticos Avaliação Gêneros textuais Retórica Lingua portuguesa Estudo e ensino (Segundo grau) Produção de textos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-8ZDMUK |
Issue Date: | 3-Aug-2012 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.