Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-96TK6X
Type: Tese de Doutorado
Title: O Texto na tela: a construção de sentido na leitura do filme A ERA DO GELO
Authors: Maria Goreth de Sousa Varao
First Advisor: Sidnei Cursino Guimaraes Romao
metadata.dc.contributor.advisor2: Francisco Alves Filho
First Referee: Maria Beatriz Nascimento Decat
Second Referee: Luiz Francisco Dias
Abstract: Este estudo tem por finalidade investigar os vários níveis do conhecimento e as competências que alunos em formação de um Curso de Letras/Português, de duas universidades públicas, são capazes de mobilizar durante o processo de leitura do texto fílmico, a Era do Gelo. Após identificar estratégias adotadas por eles durante a leitura, avaliamos as propostas de trabalho que esses alunos elaboraram para a exploração do filme em sala de aula. Ao levantar a hipótese de que o filme em desenho animado é um gênero textual a ser explorado nas aulas de português por ser adequado ao desenvolvimento de habilidades leitoras, observamos que, bem escolhido, o filme favorece uma leitura intertextual e interdisciplinar. Este estudo fundamentou-se nas teorias sobre os gêneros textuais, tais como propõem Meurer (2002), Marcuschi (2008), DellIsola (2009), Adam e Heidmann ( 2011); explorou a noção de gênero fílmico, como apresentam Bruzzo(1995), Rodrigues (2005), Carvalho(2007); tratou da linguagem cinematográfica de acordo com Rey ( 1997) e Napolitano (2004); explorou os entraves que dificultam o uso do filme na sala de aula, como expõem Ferretti (1993), Bruzzo (1995) e Almeida (2004); para, dentro desse referencial teórico, buscar respostas às perguntas que nortearam a investigação: que níveis de conhecimento alunos de licenciatura em Letras mobilizam na leitura do filme A Era do Gelo e que propostas apresentam para explorar esse filme em sala de aula. Para a investigação, realizamos uma pesquisa experimental, na qual os informantes assistiram a um filme em desenho animado, responderam a um questionário com questões sobre a leitura do filme e apontaram possíveis propostas didáticas para lidar com esse desenho animado em sala de aula. As conclusões revelam que, em ambas as universidades, os alunos, apesar de terem hábito de assistir a filmes fora da universidade, demonstram que, quando essa prática ocorre na sala de aula, há uma reversibilidade de função do filme. Além disso, eles apresentam níveis diferenciados na leitura do filme. Essa diversidade de leituras se dá devido às inferências por eles geradas, pelos vários conhecimentos prévios usados na leitura. Embora praticamente todos façam conexões entre o enredo do filme e suas possibilidades de exploração nas diversas disciplinas, identificamos diferentes graus de complexidade nas atividades por eles propostas. Como esses alunos informantes são futuros docentes, auxiliares na formação de opinião em sala de aula, acreditamos que os resultados desta tese apontem para a necessidade de se investir nas questões que envolvem prática de leitura com o filme. Este é mais um insumo para a mesa de discussões sobre a leitura de gêneros textuais que pode contribuir para a melhoria de algumas práticas, para a formação do leitor crítico.
Abstract: This study aims at investigating the various levels of knowledge and the competencies that undergraduate students of Letters/Portuguese courses from two distinct public universities are able to mobilize during the reading process of a filmic text, The Ice Age. After identifying strategies adopted by them during the reading of the text, we evaluated the activities they elaborated in order to explore the movie in classroom. By raising the hypothesis that the animated movie is a text genre to be explored in Portuguese classes due to its qualities to the development of reading abilities, we observe that, when well chosen, movies can promote an interdisciplinary and intertextual reading. This study has foundations in the theories of text genre such as proposed by Meurer (2002); Marcuschi (2008); Dell´Isola (2009); Adam & Heidmann (2011); It explores the notion of filmic genre as corroborated by Bruzzo (1995); Rodrigues (2005); Carvalho (2007); deals with the cinematographic language as in Rey (1997) and Napolitano (2004); explores the obstacles that make difficult the use of movies in classroom as presented by Ferretti (1993); Bruzzo (1995) and Almeida (2004); and, based on this theoretical framework and analysis of the corpus, search for answers to the questions that lead this investigation: what levels of knowledge the students of undergraduation courses of lettes mobilize during the reading of the film Ice Age, which reading strategies they adopt and what proposals they present in order to explore that film in classroom. For this investigation, we conducted an experimental research in which respondents watched a cartoon movie, answered a questionnaire with questions about the reading of the film and pointed out possible didactic proposals to deal with this cartoon in the classroom. The conclusions reveal that, in both universities, the students, despite of having the habit of watching movies out of the universities, show that when this practice occurs in classroom there is a reversibility of the film function. Besides, they present different levels on the reading of the movie. This diversity of readings happens due to the inferences generated by the range of previous knowledge used during reading. Although almost all the respondents were able to make connections between the plot of the movie and its possibilities of use for various school subjects, we identified different levels of complexity in the activities they proposed. Because these informants are going to became teachers and help in the formation of critical thinking, we believe that the results of this thesis point out to the necessity of investment on issues related to the practice of reading of movies. This is one more subject to be discussed in debates on text genres that can contribute to improve some practices related to the formation of a critical reader.
Subject: Linguagem cinematográfica
Atividades criativas na sala de aula
Filme cinematográfico
Gêneros textuais
Tradução fílmica
Inferencia (Logica)
Leitura Estudo e ensino
A Era do Gelo (Filme)
Cinema na educação
Desenho animado
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-96TK6X
Issue Date: 27-Apr-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_goreth_var_o.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.