Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-97XP87
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Glaucia Muniz Proenca Larapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.contributor.referee1Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.referee3Janice Helena Silva de R C Marinhopt_BR
dc.contributor.referee4Aline Saddi Chavespt_BR
dc.contributor.referee5Glaucia Maria dos Santos Jorgept_BR
dc.creatorDalcylene Dutra Lazarinipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:05:21Z-
dc.date.available2019-08-09T18:05:21Z-
dc.date.issued2013-03-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-97XP87-
dc.description.abstractThis study presents and evaluates a teaching experience of reading that was developed with students from two groups of EJA (Educação de Jovens e Adultos) from a municipal school of Juiz de Fora - MG, in Portuguese Language classes, from August 2011 to June 2012. Aiming at finding suitable strategies to improve the reading ability of these students and, at the same time, making lessons more dynamic and participatory, we selected printed advertising materials that had intergenericity as the main means of selling or releasing a product, that is, ads that refer to other genres of speech of the same or other domains. The theoretical framework used had contributions from different currents at text and speech areas of study, such as the Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 1983, 1984, 2004; MAINGUENEAU, 1997, 1998, 2001, 2008) and Text Linguistics (MARCUSCHI, 2002; KOCH, 2003), besides implicating authors who work specifically with the issue of "dialogue between genres of discourse" (LARA, 2007, 2009, 2010; CHAVES, 2010). In the exploration of the selected ads, we also found it relevant to reflect on the ideology that underlies them, in order to help students fully understand the implicit, subliminal manipulation made by advertising to sell a product. Regarding methodology, this is an action research, since the educational action to be developed seeks the intervention in reading practices in school. The survey results show that transgressed advertisements may indeed be efficient tools for teaching and learning for students of EJA, not only because they provide access to different genres of speech, avoiding normative bias whereby they are generally learned at school, but also because they help make these students, who were previously excluded from the regular educational process, more proficient readers and more aware of their social integration.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta e avalia uma experiência de ensino de leitura que foi desenvolvida com alunos de duas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola municipal de Juiz de Fora - MG, em aulas de Língua Portuguesa, no período de agosto de 2011 a junho de 2012. Com o objetivo de buscar estratégias adequadas para aprimorar a habilidade de leitura desses alunos e, ao mesmo tempo, tornar as aulas mais dinâmicas e participativas, elegemos como material anúncios publicitários impressos que apresentavam a intergenericidade como diferencial para vender/divulgar um produto, ou seja, anúncios que captavam outros gêneros de discurso do mesmo ou de outro domínio. O quadro teórico adotado contou com contribuições de diferentes correntes situadas na área de estudos do texto/do discurso, tais como a Análise do Discurso Francesa (CHARAUDEAU, 1983, 1984, 2004; MAINGUENEAU, 1997, 1998, 2001, 2008) e a Linguística Textual (MARCUSCHI, 2002; KOCH, 2003), além de mobilizar autores que trabalham especificamente com a questão do 'diálogo entre gêneros de discurso', (LARA, 2007, 2009, 2010; CHAVES, 2010). Na exploração dos anúncios selecionados, consideramos também relevante refletir sobre a ideologia que lhes é subjacente, a fim de contribuir para que os alunos envolvidos compreendessem plenamente a manipulação implícita/subliminar feita pela publicidade para vender um dado produto. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação, uma vez que a ação educacional a ser desenvolvida objetiva a intervenção nas práticas de leitura na escola. Os resultados da pesquisa mostram que publicidades transgredidas podem, de fato, ser instrumentos eficientes de ensino-aprendizagem para alunos de EJA não apenas porque propiciam o acesso a diferentes gêneros de discurso, evitando o viés normativo por meio do qual eles são, em geral, trabalhados na escola, mas também porque contribuem para tornar esses alunos, excluídos do processo educacional regular, leitores mais proficientes e mais conscientes de sua inserção social.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectintergenericidadept_BR
dc.subjectGêneros de discursopt_BR
dc.subjectestratégias de leiturapt_BR
dc.subjectpublicidadept_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherDiscurso publicitáriopt_BR
dc.subject.otherLeitura Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherLeitura (Educação de adultos)pt_BR
dc.titleO gênero publicidade e a intergenericidade: práticas docentes e estratégias de ensino-aprendizagem de leitura na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_dalcylene_dutra_lazarini_2013.pdf9.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.