Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARMFD
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A imagem do Ator: a construção do ethos ficcional
Autor(es): Marcelo Cordeiro
Primeiro Orientador: Ida Lucia Machado
Primeiro membro da banca : Mariana de Lima e Muniz
Segundo membro da banca: Emilia Mendes Lopes
Terceiro membro da banca: Simone de Paula dos Santos Mendes
Quarto membro da banca: Joao Bosco Cabral dos Santos
Resumo: Este trabalho de pesquisa analisa a construção do Ethos do ator contemporâneo, do século XXI, ou seja: como o ator contemporâneo brasileiro pode construir sua própria imagem (imagem de si mesmo) diante da percepção do espectador. A perspectiva de análise deste trabalho é a Semiocênica, através da qual, cada elemento do conjunto que configura o discurso encenado pelo ator será considerado como um código semiológico cada código podendo conter vários signos. O discurso teatral será considerado como resultado de uma atividade intersubjetiva, cujo dispositivo reclama uma co-presença do ator/espectador no tempo e no espaço. Parceiros deste ato de comunicação, o primeiro com suas estratégias, o segundo com suas expectativas e, ambos, frente a frente no encontro. Dito de outra maneira: a perspectiva de análise deste trabalho privilegia o circuito externo do ato de linguagem, a interação entre os parceiros. O objeto é o trabalho do ator, sua atuação, indissociável da enunciação teatral. A perspectiva semiocênica considera, em sua análise, textos verbais e não verbais na atividade discursiva.
Abstract: Cette recherche tient à analyser la construction de l'Ethos de l'acteur contemporain, celui du XXIe siècle, soit: elle observe comment l'acteur brésilien d'aujourd'hui peut construire sa propre image (image de soi-même) vis-à-vis la perception du spectateur. Nous avons adopté une perspective Sémio-scénique pour le travail; dans cette vision, chaque élément de l'ensemble qui représente le discours mis en scène, sera considéré comme un code sémiologique, chaque code ayant la possibilité de contenir plusieurs signes. Le discours théâtral sera considéré comme le résultat d'une activité intersubjective, dont le dispositif demande une coprésence de l'acteur/spectateur dans le temps et dans l'espace. Ils seront donc partenaires dans les actes communicatifs, le premier en déployant son éventail de stratégies, le second avec ses expectatives de l'analyse de ce travail privilégie le circuit externe de l'acte de langage, l'interaction entre les partenaires. L'objet de la recherche se centre sur le travail de l'acteur, sur sa mise en scène, étant donné que celle-ci est indissociable de l'énonciation théâtrate. La perspective sémio-scénique prend en compte, dans son travail analytique, des textes vervaux et non-verbaux issus de l'activité discursive.
Assunto: Análise do discurso
Atores Brasil
Retórica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARMFD
Data do documento: 29-Mar-2012
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