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dc.contributor.advisor1Carla Viana Coscarellipt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Antônio dos Prazerespt_BR
dc.contributor.referee2Deise Prina Dutrapt_BR
dc.creatorValeria Ribeiro de Castro Zachariaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T04:26:21Z-
dc.date.available2019-08-14T04:26:21Z-
dc.date.issued2013-07-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARPQF-
dc.description.abstractThis study presents an analysis of eleven classes plans published in Espaço da Aula (Classroom Space) at Portal do Professor do MEC. Their goal was to identify how the elementary school teachers of Basic Education elaborate proposals to introduce digital technologies to develop reading skills in the perspective of literacy. To proceed the interpretation the conceptions of teaching and learning were considered, as well as conceptions of language and the underlying notions of literacy described by teachers. The choice of the Portal do Professor do MEC was due, mainly, to this site be an environment created to foster teachers of basic education to use of digital technologies and because it is proposed by the federal government, which, supposedly, will guarantee its legitimacy and reliability. Classroom Space, (Espaço da Aula), one of the links available on the Portal, brings suggestions of classes developed by teachers from various school systems in Brazil, providing a broad universe of research on their discourses and practices. The integration of digital technologies in education requires a new look at the processes of teaching and learning how to read, which are replaced by the screen as support of multiple texts that include a set of languages to read objects, such as images, sound, movement written and verbal. In addition, changes in the forms of communication, caused by the introduction of computers in the contexts of everyday life, are demanding from educational institutions to teach practices that contribute effectively to the training of students, who need to know how to act in the universe of a collaborative contemporary society. The results of the analysis found that, in spite of advances in the theoretical understanding of learning as a construction and of language as social and rhetorical activity, the recommendations presented in the analyzed activities contribute little to develop digital literacy. The classes plans analyzed reveal that teaching reading skills still preserves the perspectives of traditional methodologies adopted for the print environment, even when the content selection include genres of digital media. This means that the pedagogical approach with the new language practices do not incorporate the mechanisms and new navigation gestures involved in reading hypertext digital.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo realizou uma análise de onze roteiros de aulas publicados no Espaço da Aula, no Portal do Professor do MEC. Seu objetivo foi identificar como os professores do Ensino Fundamental da Educação Básica têm elaborado propostas para introduzir as tecnologias digitais no desenvolvimento da leitura na perspectiva do letramento. Para proceder à interpretação foram levadas em consideração as concepções de ensino e aprendizagem, as concepções de linguagem e as noções de letramentos subjacentes aos roteiros descritos pelos docentes. A escolha do Portal do Professor do MEC se deveu, principalmente, por ser um ambiente criado para fomentar, nos professores da Educação Básica, a utilização das tecnologias digitais e por ser instituído pelo poder público federal, o que, pressupostamente, lhe garante legitimidade e confiabilidade. O Espaço da Aula, um dos links disponíveis no Portal, traz Sugestões de Aulas elaboradas por professores das mais diversas redes de ensino do Brasil, constituindo um amplo universo de investigação sobre os seus discursos e suas práticas. A integração das tecnologias digitais na educação pressupõe um novo olhar para os processos de ensino e aprendizagem da leitura, que passam a ter a tela como suporte de múltiplos textos que integram um conjunto de linguagens aos objetos de ler, tais como imagens, som, movimento e escrita verbal. Além disso, as mudanças nas formas de comunicação, originadas pela introdução dos computadores aos contextos da vida cotidiana, vêm exigindo das instituições educativas práticas de ensino que contribuam efetivamente para a formação de alunos que saibam atuar no universo colaborativo e interativo, tão necessários na sociedade contemporânea. O resultado das análises verificou que, apesar dos avanços teóricos na compreensão da aprendizagem como construção e da linguagem como atividade sociodiscursiva, as recomendações apresentadas nas atividades analisadas pouco contribuem para desenvolver o letramento digital. Os roteiros das aulas revelam que o ensino da leitura ainda preserva as perspectivas das metodologias tradicionais adotadas para o ambiente impresso, mesmo quando a seleção de conteúdos incluem gêneros das mídias digitais. Isso significa que a abordagem pedagógica com as novas práticas de linguagem não incorporam os mecanismos de navegação e os novos gestos de leitura implicados nos hipertextos digitais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortal do professor do MECpt_BR
dc.subjectConcepção de aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subject.otherLeitura Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino de primeiro grau)pt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherBrasil Ministério da Educação e Cultura Portal do Professorpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleOs ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MECpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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