Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A4EGL7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A retextualização como estratégia para o ensino de produção textual.: de textos da mídia a contos policiais
Autor(es): Roberta Garcia
Primeiro Orientador: Leandro Rodrigues Alves Diniz
Primeiro membro da banca : Jauranice Rodrigues Cavalcanti
Segundo membro da banca: Paula Baracat de Grande
Resumo: É motivo de grande preocupação o fato de muitos alunos iniciarem o 6º ano e darem continuidade ao Ensino Fundamental, chegando ao 9º ano, sem desenvolver habilidades em escrita previstas em documentos educacionais oficiais, como os Conteúdos Básicos Comuns de Minas Gerais (CBCs/MG). Tal problema aponta para a necessidade de transformações na prática de ensino da Língua Portuguesa, que, tradicionalmente, abre pouco espaço para se trabalhar com questões relativas à sistematização do ensino de escrita e de reescrita. No entanto, é possível conduzir práticas pedagógicas diversificadas, em um ambiente inovador, tratando variados temas, de maneira criativa, e levando em conta o cotidiano dos alunos, seus conhecimentos prévios, seus interesses, bem como suas necessidades curriculares. O advento dos estudos em Linguística, Sociolinguística e Psicolinguística sobre o ensino da leitura e da escrita trouxe contribuições relevantes, do ponto de vista teórico. Estudiosos como Bakhtin (1992), Koch (2002), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2006), entre outros, apresentam teorias nas quais estão inseridas a ideia de textos como eventos sociais, em que os sujeitos são vistos como agentes protagonistas em suas produções e em análises textuais. A partir dessa perspectiva, os textos passam a constituir-se em atividades sociais e não mais em um instrumento para se verificar o conhecimento das normas gramaticais. Sob esse prisma, deve-se levar em conta a situação sociocomunicativa, histórica e cultural para o trabalho com textos. É no contexto dessas teorias e proposições sobre o ensino da leitura e da escrita que se situa o projeto aqui apresentado. Nosso principal objetivo é o de possibilitar a nove educandos, do 6º ao 9º ano, de uma escola municipal, em Brumadinho/MG, uma maior inserção em práticas letradas e uma visão mais crítica quanto ao discurso da mídia sobre a criminalidade. Esta temática será trabalhada por um viés literário, na medida em que serão analisados e elaborados contos policiais. Desse modo, buscamos estabelecer uma relação entre a teoria e a prática. A metodologia desta pesquisa traz a possibilidade de se analisar a situação social em que vivem os estudantes envolvidos no projeto e de suas relações com a aprendizagem da língua. Sendo assim, configura-se como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, uma vez que não será feita uma avaliação quantitativa, mas sim reflexiva sobre o processo de aprendizagem, durante toda a sua aplicação. Para a execução da proposta, foram elaboradas sete oficinas, com atividades que incluem trabalhos de análise de programas televisivos e de músicas, de leitura, de retextualização de textos midiáticos para contos policiais e de reescrita, as quais possibilitarão aos estudantes uma aproximação com o tema de seu interesse e um processo sistemático e planejado de aprendizagem em relação à produção textual e à leitura. Assim, espera-se contribuir para a integração socioeducativa destes alunos, favorecendo sua aprendizagem, o resgate da confiança em suas potencialidades, e ampliando suas possibilidades de participação cidadã.
Abstract: It is of great concern that many students begin the 6th year and to continue the elementary school, reaching the 9th grade without developing skills in writing provided in official educational documents such as the Common Basic Contents of Minas Gerais (BCC / MG) . This problem points to the need for changes in the practice of teaching of Portuguese, which traditionally opens little room to work with issues related to the systematization of the writing and rewriting school. However, it is possible to conduct diverse pedagogical practices in an innovative environment, dealing with various themes, creatively, and taking into account the daily lives of students, their previous knowledge, their interests and their curricular needs. The advent of studies in Linguistics, Sociolinguistics and Psycholinguistics about reading and writing teaching brought significant contributions, from a theoretical point of view. Scholars such as Bakhtin (1992), Koch (2002), Dolz and Schneuwly (2004), Marcuschi (2006), among others, present theories in which are embedded the idea of texts as social events, in which the subjects are seen as protagonists agents in their productions and textual analysis .. From perspective, the texts begin to form themselves into social activities and no longer an instrument to verify the knowledge of grammatical rules. In this light, one should take into account the sociocomunicativa, historical and cultural situation to work with texts. It is in the context of these theories and propositions about the teaching of reading and writing than that of the project presented here. Our main goal is to enable students to nine, from 6th to 9th year of a municipal school in Brumadinho / MG, a greater insertion in literate practices and a more critical view regarding the media discourse on crime. This issue will be worked by a literary bias, in that it will be analyzed and elaborated detective stories. Thus, we seek to establish a relationship between theory and practice. The methodology of this research brings the possibility of analyzing the social situation in which they live students involved in the project and its relationship to learning the language. Therefore, it appears as an action research, qualitative, since it will be not made a quantitative assessment, but reflective about the process of learning, throughout your application. For the implementation of the proposed seven workshops were prepared, with activities that include analytical work of television programs and music, reading, retextualization of media texts to detective stories and rewrite, which will allow students an approach to the subject of interest and a systematic and planned learning process in relation to the text production and reading. Thus, it is expected to contribute to the social and educational integration of these students, encouraging their learning, the recovery of confidence in their potential, and expanding its possibilities for citizen participation.
Assunto: Escrita Estudo e ensino
Gêneros textuais
Produção de textos
Lingua portuguesa Escrita
Lingüística textual
Ficção policial
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A4EGL7
Data do documento: 29-Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projeto___28_06_15.pdf9.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.