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http://hdl.handle.net/1843/LETR-A53K3G
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O uso do celular na escola: a implementação de um projeto de letramento nos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Juliana Machado Anastácio Souza |
Primeiro Orientador: | Leandro Rodrigues Alves Diniz |
Primeiro membro da banca : | Jauranice Rodrigues Cavalcanti |
Segundo membro da banca: | Paula Baracat de Grande |
Resumo: | Diante da necessidade imperativa de ressignificar práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa que resultam na produção de textos artificiais e que tendem a desmotivar os alunos , o presente trabalho propõe e investiga a implementação de um projeto de letramento (Kleiman, 2002), aqui concebido como um conjunto de atividades que preconizam a leitura e a escrita como práticas sociais. Desse modo, as ações desenvolvidas emergem de necessidades reais dos alunos, podendo contribuir para que se desenvolvam como protagonista do seu texto. Concebendo a linguagem como prática interacional, tomamos como base estudos de autores como Bakhtin (2006), Kleiman (2010) e Tinoco (2009). Este projeto é direcionado, especificamente, a alunos do 8º ano de uma escola municipal de Brumadinho, MG, os quais perceberam o surgimento de uma questão polêmica em torno do uso celular na escola, que deu origem ao projeto de letramento focalizado nesta pesquisa. Nossas análises do projeto em questão indicam que, embora tal perspectiva acarrete alguns desafios em sua implementação, como a dificuldade em ultrapassar barreiras impostas por um tradicionalismo escolar, ela se consolida como potencial ao ensino da escrita, uma vez que mobiliza os estudantes a escreverem, já que o fazem com finalidade especifica, abarcando interesses próprios, e favorece avanços em suas capacidades textuais. Assim, com este trabalho, espero contribuir para a ampliação das possibilidades de redirecionamento de práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, particularmente, no que diz respeito ao ensino de escrita. |
Abstract: | Faced with the imperative need to reframe pedagogical practices in teaching Portuguese language that result in the production of artificial texts - and that tends to discourage students - this paper proposes and investigates the implementation of a literacy project (Kleiman, 2002), here viewed as a set of activities which calls for reading and writing as social practices. Thus, the actions taken emerge from the real needs of students, contributing to improve themselves as protagonists of their texts Therefore, conceiving language as interactional practice, we based on studies of authors such as Bakhtin (2006), Kleiman (2010) and Tinoco (2009). The purpose of this project is directed specifically to 8th graders from a public school of Brumadinho, MG, who saw the emergence of a contentious issue around the mobile phone use in school, which led to the literacy project focused on this search. Our analysis of the project in question indicate that although this perspective presented some challenges in its implementation, such as the difficulty in overcoming barriers imposed by a school traditionalism, it is a potential way for the teaching of writing, as it mobilizes students to write, with specific purposes, covering own interests; moreover, there has been some progress in their textual capabilities. We hope to contribute to new thinking about the most effective practices for teaching writing, with support in linguistic theories, enabling renewed possibilities for pedagogical practices in teaching Portuguese. |
Assunto: | Escrita Estudo e ensino Gêneros textuais Gêneros discursivos Letramento Lingua portuguesa Escrita Leitura (Ensino Fundamental) Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-A53K3G |
Data do documento: | 29-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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