Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A5FL42
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
Authors: Luciola Zacarias Mendes
First Advisor: Adriane Teresinha Sartori
First Referee: Leandro Rodrigues Alves Diniz
Second Referee: Najara Ferrari Pinheiro
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções de estudantes de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Belo Horizonte acerca do telejornal Cidade Alerta e da novela Malhação antes e após a realização de um projeto de ensino que visou desenvolver uma leitura mais reflexiva e crítica desses programas televisivos. O projeto pedagógico apoiou-se, principalmente, nos conceitos de leitura e educação críticas de Freire (1983, 1996), nos estudos sobre letramentos de Kleiman (2008) e Rojo (2012, 2013) e nos estudos que pensam a relação entre mídia e educação realizados por Napolitano (2003) e Setton (2010). Para dar início à pesquisa, os alunos responderam a um questionário que revelou qual imagem estes possuem acerca dos programas mencionados e quais conhecimentos possuíam sobre a mídia televisiva. Na etapa subsequente, o projeto de ensino foi desenvolvido. Nele, além da análise dos programas mencionados, foi necessário refletir sobre alguns aspectos do seriado Todo Mundo Odeia o Cris, e foram produzidos curtas-metragens, que buscaram refletir as ressignificações construídas nas aulas. Na etapa final, foi reaplicado o questionário inicial, de modo a verificar em que medida os alunos ampliaram as informações que possuíam sobre a televisão e se houve mudança na forma como percebiam os programas estudados. Os dados gerados neste trabalho, constituídos pelos questionários, pela gravação e pelos curtas-metragens elaborados pelos alunos, mostraram a importância do professor-mediador no processo de construção do conhecimento e da necessidade de propiciar discussões que visem a uma leitura mais crítica do conteúdo televisivo.
Abstract: The objective of this research is to analyze the perceptions of students in a class of 8th grade of elementary school of a public school of Belo Horizonte City television news about the Cidade Alerta and Malhação novel before and after conducting an educational project aimed at developing a reading more reflective and critical of these television programs. The pedagogical project relied mainly on the concepts of reading and education critical Freire (1983, 1996), in studies of literacies of Kleiman (2008) and Rojo (2012, 2013) and studies who think the relationship between media and education performed by Napolitano (2003) and Setton (2010). To start the search, students answered a questionnaire that revealed what image they have about these programs and what knowledge they had about the television media. In the subsequent step, the education project was developed. In it, besides the analysis of these programs, it was necessary to reflect on some aspects of the series Todo Mundo Odeia o Cris, and were produced short films, which sought to reflect the reinterpretation built in class. In the final step, the initial questionnaire was reapplied in order to verify the extent to which students have expanded the information we had on the television and there was a change in the way we perceive the studied programs. The data generated in this study, consisting of the questionnaires, the recording and the short films produced by students showed the importance of teacher-mediator in the knowledge construction process and the need to facilitate discussions aimed at a more critical reading of television content.
Subject: Televisão na educação
Cidade Alerta (Programa de televisão)
Letramento
Telenovelas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A5FL42
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.