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http://hdl.handle.net/1843/LETR-A84K6K
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A influência da leitura em voz alta na revisão de textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Shirley Cristina Miranda |
Primeiro Orientador: | Adriane Teresinha Sartori |
Primeiro membro da banca : | Raquel Salek Fiad |
Segundo membro da banca: | Jose Olimpio de Magalhaes |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a influência da leitura em voz alta na reescrita de um texto narrativo - causo - produzido por alunos do 9º ano de uma escola pública estadual de Belo Horizonte. A metodologia para a formação do corpus utilizada foi a escrita da primeira versão do texto, num primeiro momento; em uma segunda ocasião, esses mesmos alunos leram as suas próprias produções, procedimento que foi gravado individualmente, tendo imagem e som como parte do corpus. No mesmo dia da gravação, os alunos reescreveram o seu texto livremente, sem qualquer intervenção do professor. Com isso, pretendeu-se detectar quais foram as operações linguísticas de reescrita, de acordo com a tipologia de Fabre (2013) mais utilizadas por esses alunos, depois de ter lhes solicitada a revisão textual, bem como em que medida a leitura em voz alta pode facilitar esse processo. As análises dos dados apontaram resultados relevantes para essa investigação ao revelar que os alunos utilizaram a leitura em voz alta como apoio à prática de revisão textual. As operações linguísticas mais significativas, nesse sentido, dizem respeito aos acréscimos (principalmente de grafemas) e às substituições (de grafemas, vocábulos e sintagmas). |
Abstract: | This work investigates the influence of oral reading in textual review of basic education students, checking what are the most frequent language in the rewriting operations. It is known that a teaching job, thought the light of theories of Applied Linguistics, is the first step to offer significant opportunities for the development of writing. Within this perspective, it highlights one of the key steps to this linguistic competence, namely the textual revision. The question that guides our work - properties that contribute to the textual rewriting - relates to the concern of many teachers in relation to this school writing step. One of the Portuguese language teaching objectives is precisely to equip students to be competent in their language. That is to say, among other things, to make the apprentice use their skills and expertise not only in written production, as well as rewriting your text. By bringing this concern - many teachers today - for the scope of our work, the objective is to outline the contributions of authors like Geraldi (1997, 1999, 2010), Fiad (1991, 2009) and Menegassi (1998, 2001) and sketch a work proposal focused on students' reading ability. This perspective comes from reading books Ruiz (2001, 2010) and the perception that students can view errors in their own newsrooms when they are asked to read them. Thus, it was found that the types of textual correction, prepared by the author, not enclosed in a written intervention, always starting from the teacher. In this work, the results are presented of analyzes between versions of a I cause (initial and final) produced by students from 9th grade, compared with the linguistic procedures of students during oral reading. |
Assunto: | Revisão de textos Lingua portuguesa Escrita Leitura oral Língua portuguesa Métodos de ensino Produção de textos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-A84K6K |
Data do documento: | 30-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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