Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ABYRSS
Type: Tese de Doutorado
Title: Catálogo conceitual : poéticas em torno do silêncio 
Authors: Deborah Walter de Moura Castro
First Advisor: Julio Jeha
First Referee: Andre Melo Mendes
Second Referee: Maria do Carmo de F Veneroso
Third Referee: Maria Angela de Araújo Resende
metadata.dc.contributor.referee4: Luciana Bosco e Silva
Abstract: Em meados dos anos 60, a arte conceitual surge como uma tendência que se caracteriza por utilizar uma série de práticas e métodos inovadores no mundo das artes. Preocupados com o conceito por trás da produção artística, e não com o objeto de arte em si, os artistas encontraram na linguagem verbal o instrumento para as produções mais características do movimento. Ironicamente, muitos produziram obras sem a intenção de ressaltar a importância da palavra, mas de silenciá-la. O silêncio dessas obras conceituais é produzido em torno do branco da página, da obliteração da linguagem, e do gesto. Corroborando o pensamento de Susan Sontag, em A estética do silêncio, o silêncio foi utilizado pelos artistas como uma forma de transformação da arte, uma relutância em se comunicar dentro dos padrões. O objetivo desta pesquisa é apresentar um breve catálogo de obras conceituais silenciadas/silenciosas. A partir de um interesse em explorar as estratégias de silenciamento, a pesquisa apresenta análises propondo uma leitura do que a princípio parece ilegível. Para direcionar essa leitura, a análise toma como base os livros Reading the illegible e No medium, do escritor e poeta americano Craig Dworkin. Os poemas/obras conceituais são analisados considerando elementos passíveis de leitura, o que Dworkin chama de substrato, e amparados por obras literárias, de maneira que se perceba neles uma poética com atributos análogos aos que compõem uma obra literária.
Abstract: In the mid-60s, conceptual art appears as a tendency recognized for using a series of innovative practices and methods in the art world. Concerned with the concept beneath artistic productions, instead of the object of art in itself, the artists found in language the instrument for the most representative productions of the movement. Ironically, many artists did not intend to highlight the importance of words, but to silence them. The silence in these conceptual art works is created around the blank page, the obliteration of language and the gestures. Drawing upon Susan Sontags thoughts, in A estética do silêncio, silence was used by artists as a means to transform art, a reluctance to communicate within the standards. The aim of this research is to present a brief catalogue of silenced/silent conceptual art works. Starting from an interest in exploring the strategies through which these works were silenced, the research presents a reading of what could at first be considered illegible. To direct this reading, the analysis is based on books such as Reading the illegible and No medium, by the American writer and poet Craig Dworkin. The conceptual poems/works are analyzed considering elements that allow reading, which Dworkin calls substrate, supported by other literary pieces, so that it is possible to notice in them a poetics with attributes analogous to those that characterize a literary work.
Subject: Conceptualismo
Arte conceitual
Linguagem
Silêncio na literatura
Poesia americana Historia e critica
Arte e literatura
Dworkin, Craig Douglas Reading the ilegible Crítica e interpretação
Dworkin, Craig Douglas No medium Crítica e interpretação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ABYRSS
Issue Date: 20-May-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___deborah_walter.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.