Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ABZRML
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcus Vinicius de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee1Aparecida Maria Nunespt_BR
dc.contributor.referee2Elcio Loureiro Cornelsenpt_BR
dc.creatorMariana Pereira Diaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:20:21Z-
dc.date.available2019-08-11T16:20:21Z-
dc.date.issued2016-02-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-ABZRML-
dc.description.abstractThe turning of the 19th to the 20th century and the first years of this century were significant for the arrival and establishiment of modernity in Brazil, both in the political sense, with the proclamation of the Republic and its establishment, as in social habits. The biggest scenario of these changes was Rio de Janeiro, the federal capital of the country, which underwent in a significant reform to adapt to modernity in the city structure and citizens education, still attached to traditional values.This paper studies the work A alma encantadora das ruas (1908) by João do Rio, a journalist who was at the most important events that characterized the inclusion of Rio in the modern scenario. The objective of this study is to determine on what extent João do Rio, through the chronicles of this work - with all its peculiarity of "minorgenre", as stated by Antonio Candido (1992, p. 13) that develops within the journalism - can do a reading of the city of Rio de Janeiro in this century turning, noting modernity critically in its core and deconstructing the concepts crystallized by the current bourgeoisie.For this, the work was divided into two parts: the first seeks to trace a historical overview, contextualizing the urban reform and discussing different views on it from chroniclers of the time as Olavo Bilac, Lima Barreto and the own João do Rio for from then on, to understand the place of the man of letters in this new scenario and understand how chronic became part so actively in the literature of the time. From this point, we show how João do Rio merges the reporter to modern artist, the flâneur, which moves through the streets trying to read the city unreadable in its gigantism. The second and final part of the paper researches each chronicle of the book A alma encantadora das ruas (1908), organizing them and emphasizing aspects of its structure and aesthetic resources used by João do Rio as the embodiment of the street, in order to take a reading of Rio de Janeiro through the emblem of the dividedcity: on one side, exhibiting its modernized facet, on another hiding the poverty of the large part of the population, who had to find a way to survive.pt_BR
dc.description.resumoA passagem do século XIX para o século XX e os primeiros anos deste foram significativos para a chegada e a implantação da modernidade no Brasil, tanto no sentido político, com a proclamação da República e seu processo de efetivação, quanto nos hábitos sociais. O maior cenário destas transformações foi o Rio de Janeiro, capital federal do país, que passou por uma reforma significativa para se adequar à modernidade na estrutura da cidade e na educação dos cidadãos, ainda apegados a valores tradicionais.O presente trabalho estuda a obra A alma encantadora das ruas (1908) de João do Rio, jornalista que esteve presente nos mais importantes eventos que caracterizaram a inserção do Rio no cenário moderno. O objetivo deste estudo é determinar em que medida João do Rio, por meio das crônicas desta obra com toda sua peculiaridade de gênero menor, como afirma Antonio Candido (1992, p. 13), que se desenvolve dentro do jornalismo consegue empreender uma leitura da cidade do Rio de Janeiro nesta passagem de século, observando a modernidade no seu bojo de forma crítica e desconstruindo os conceitos cristalizados pela burguesia vigente. Para isso, o trabalho foi articulado em duas partes: a primeira busca traçar um panorama histórico, contextualizando a reforma urbana e discutindo pontos de vista diferentes sobre ela, a partir de cronistas da época como Olavo Bilac, Lima Barreto e o próprio João do Rio para, a partir de então, entender o lugar do homem de letras neste novo cenário e entender, também, como a crônica passou a fazer parte tão ativamente da literatura da época. Deste ponto, mostramos como João do Rio mescla o repórter ao artista moderno, o flâneur, que se movimenta pelas ruas buscando ler a cidade ilegível em seu gigantismo. A segunda e última parte do trabalho pesquisa cada crônica do livro A alma encantadora das ruas (1908), organizando-as e enfatizando aspectos na sua estrutura e recursos estéticos utilizados por João do Rio como a personificação da rua, a fim de empreender uma leitura do Rio de Janeiro por meio do emblema da cidade partida: de um lado, exibindo sua faceta modernizada, de outro, escondendo a pobreza de grande parte da população, que precisou encontrar um meio de sobreviver.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectJoão do Riopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subject.otherJoão, do Rio , 1881-1921 Alma encantadora das ruas Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura Estéticapt_BR
dc.subject.otherCrônicas brasileiras História e críticapt_BR
dc.titleO Rio de Janeiro no cenário discursivo: a cidade-texto de João do Riopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariana_pereira_dias___o_rio_de_janeiro_no_cen_rio_discursivo.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.