Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AHJHBP
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A leitura do gênero charge e o combate ao bullying em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental
Authors: Renata de Abreu e Silva Oliveira
First Advisor: Leandro Rodrigues Alves Diniz
First Referee: Regina Lucia Peret Dell Isola
Second Referee: Andrea Machado de Almeida Mattos
Abstract: Este trabalho é resultado de um estudo investigativo sobre o uso do gênero charge em sala de aula, e tem como objetivo principal encontrar alternativas para um trabalho mais efetivo com esse gênero, tendo em vista, acima de tudo, seu funcionamento social. Para a realização do estudo consideraram-se, especialmente, pressupostos teóricos acerca dos gêneros, de gêneros textuais, letramento, noções de inferência, leitura e retextualização. Para a coleta de dados foram consideradas situações de ensino-aprendizagem com o gênero charge e utilizadas as atividades de uma turma de 35 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual no interior de Minas Gerais. O objetivo foi propor, implementar e analisar um projeto didático, por meio de oficinas que procurassem desenvolver estratégias para a leitura de charges. Nessas oficinas, foram debatidos temas como discriminação e bullying, a partir de charges que circulam na sociedade, com o objetivo de construir junto com os discentes um conjunto de ações que possam ajudar a minimizar esse problema na escola. Ao final das oficinas, montou-se uma exposição com as charges estudadas e os textos produzidos pelos alunos a partir das discussões das temáticas presentes no gênero em estudo, murais e cartazes, além de um folder de conscientização sobre o bullying. Como resultado dessa pesquisa, observou-se que o trabalho em sala de aula com a charge possibilita ao aluno compreender como se organizam os modos de linguagem no gênero em questão, bem como permite a reflexão de determinada situação cotidiana, o que possibilita a promoção de estratégias comportamentais em um ambiente escolar.
Abstract: This work is the result of an investigative study on the use of the cartoon genre in the classroom, and aims to find alternatives for more effective work with this genre, with a view, above all, their social functioning. For the study were considered especially theoretical assumptions about the kinds of genres, literacy, inference notions, reading and retextualization. To collect data teaching-learning situations were considered with the charge gender and used the activities of a group of 35 students of the 9th grade of elementary school to a public school in the state of Minas Gerais. The aim was to propose, implement and analyze a didactic project, through workshops that seek to develop strategies for reading charges. In these workshops, issues were debated as discrimination and bullying from charges circulating in society, in order to build together with the students a set of actions that can help to minimize this problem in school. At the end of the workshops, an exhibition was set up with the studied cartoons and texts produced by students from the discussions of the themes present in the genre study, murals and posters, plus a folder of awareness about bullying. As a result of this research, it was observed that the work in the classroom with the charge allows the student to understand how to organize the language modes in the genre in question and allows the reflection of certain everyday situation, which enables the promotion of behavioral strategies at school.
Subject: Imagens Interpretação
Gêneros textuais
Educação Caricaturas e desenhos humorísticos
Letramento
Lingüística textual
Bullying nas escolas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AHJHBP
Issue Date: 9-Nov-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_renata_abreu__vers_o_final.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.