Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AHXH35
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Performances de aplicação da lei na trilogia histórica de Abel Posse |
Authors: | Marcia de Fatima Xavier |
First Advisor: | Graciela Ines Ravetti de Gomez |
First Referee: | Marcos Antonio Alexandre |
Second Referee: | Carla Dameane Pereira de Souza |
Third Referee: | Denise Araujo Pedron |
metadata.dc.contributor.referee4: | Melissa Gonçalves Boechat |
Abstract: | Nesta tese, investigam-se relações estabelecidas entre Literatura e Direito, a partir de uma perspectiva comparativa. O corpus da pesquisa são os romances que compõem a trilogia do descobrimento, do escritor argentino Abel Posse Daimón (1978), Los perros del paraíso (1983) e El largo atardecer del caminante (1992) que possibilitam reflexões sobre a constituição da lei no Novo Mundo, em conflito com o estado de direito indígena pré-colombiano. Tendo como cenário a Conquista da América, essas narrativas de natureza performática (re)ativam repertórios, colocando em cena memórias, tradições, rituais e iluminações outras, impregnadas de patologias culturais e perturbações sociais, além de boa dose de humor corrosivo, de diálogos paródicos e irreverentes, extremamente irônicos e críticos, que estabelecem conexões com a História recente. Para tanto, investigam-se os conceitos de performance, performer e texto performático; realizam-se análises interdisciplinares de Literatura, História e Memória Cultural, nos quais se imbricam questões do Direito, e realiza-se uma adaptação desses romances para a linguagem teatral que converte em atos e cenas alguns dos roteiros criados por Abel Posse. |
Abstract: | En esta tese, se investigan relaciones establecidas entre Literatura y Derecho, desde una perspectiva comparativa. El corpus de la investigación son las novelas que componen la trilogía del descubrimiento, del escritor argentino Abel Posse Daimón (1978), Los perros del paraíso (1983) y El largo atardecer del caminante (1992) que posibilitaron reflexiones sobre la constitución de la ley en el Nuevo Mundo, en conflicto con el estado de derecho indígena precolombino. Teniendo como escenario la Conquista de América, esas narrativas de naturaleza performativa (re)activan repertorios, poniendo en escena memorias, tradiciones, rituales e iluminaciones otras, cargadas de patologías culturales y perturbaciones sociales, además de buena dosis de humor corrosivo, de diálogos paródicos e irreverentes, extremamente irónicos y críticos que forman conexión con la Historia reciente. Para tanto, se investiga los conceptos de performance, performer y texto performativo; se realizan análisis interdisciplinarios de Literatura, Historia y Memoria Cultural, en los que se imbrican cuestiones del Derecho, y se realiza una adaptación de esas novelas para el lenguaje teatral convirtiendo en actos y escenas algunos de los guiones creados por Abel Posse. |
Subject: | América na literatura Posse, Abel Largo atardecer del caminante Crítica e interpretação Performance (Arte) Ficção histórica argentina Séc XX História e crítica Literatura e história Posse, Abel Daimón Crítica e interpretação Posse, Abel Perros del paraíso Crítica e interpretação Direito e literatura Memória na literatura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AHXH35 |
Issue Date: | 30-Sep-2016 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_marcia_de_f_tima_souza_xavier.pdf | 4.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.