Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJ7R7J
Type: Tese de Doutorado
Title: Literatura e dança: rastros de um diálogo e sua manifestação em Mallarmé, Valéry e Nijinsky
Authors: Roberta Kelly Paiva
First Advisor: Marcia Maria Valle Arbex
First Referee: Jacyntho Jose Lins Brandao
Second Referee: Daniella de Aguiar
Third Referee: Martine S. Kunz
metadata.dc.contributor.referee4: Arnaldo Leite de Alvarenga
Abstract: Esta tese apresenta um estudo acerca do diálogo entre literatura e dança a partir de uma revisão crítica de textos filosóficos, literários e de uma obra coreográfica. Sustenta-se a hipótese de que a arte coreográfica, não sendo ainda suficientemente considerada na tradição do comparativismo literário, tem seu lugar atestado na história do pensamento estético e literário merecendo, portanto, maior atenção em meio a esse campo investigativo que engloba a relação da literatura com as outras artes. Dividido em duas partes, o trabalho traz, primeiramente, uma abordagem crítica de textos de autores antigos como Platão, Aristóteles e Luciano de Samósata, além de um iluminista, Jean-Georges Noverre. Na segunda parte, o corpus analisado é composto de textos dos poetas franceses Stéphane Mallarmé e Paul Valéry, além de um balé composto pelo dançarino Vaslav Nijinsky, dos Balés Russos de Diaghilev. Busca- -se discutir o conceito que esses autores veiculam sobre a dança em algumas de suas obras e, no caso da peça coreográfica, busca-se analisar sua relação, em especial, com a literatura. A partir de tal abordagem, conclui-se que a dança é parte legítima dos diálogos já estabelecidos entre a literatura e as artes e que sua inclusão nas pesquisas dedicadas à análise desses diálogos mostra-se potencialmente fecunda para o desenvolvimento do próprio domínio dos estudos literários comparatistas.
Abstract: This thesis presents a study on the dialogue between literature and dance departing from a critical review of philosophical and literary texts as well as of a choreographic work. It is sustained the hypothesis that choreographic art, not yet being under sufficient scrutiny in the tradition of literary comparativism, has its place attested in the history of aesthetic and literary thinking, so deserving more attention in this field of investigation that comprehends literature in its connection with the other arts. Divided in two parts, the thesis brings first a critical approach of texts by ancient writers such as Plato, Aristotle and Lucian, as well as by an illuminist, Jean- -Georges Noverre. In the second part, the analysed corpus constitutes of some texts by the French poets Stéphane Mallarmé and Paul Valéry and, besides, of a ballet by a dancer and choreographer of Diaghilevs Ballets Russes, Vaslav Nijinsky. The main discussion lays on the concept that those authors bring about dance in some of their texts and, in the case of the choreographic work, the discussion is concerned to the analysis of this ballet in its relation specially with literature. In the light of such an approach, our conclusion is that dance is a legitimate part in the dialogues ever established between literature and the arts, and that its inclusion among the research dedicated to to the analysis of such dialogues proves itself to be of potential fecundity to the very development of comparative literary studies.
Subject: Valéry, Paul , 1871-1945 Crítica e interpretação
Dança na literatura
Literatura na arte
Arte e literatura
Poesia francesa Séc XIX História e crítica
Mallarmé, Stéphane , 1842-1898 Critica e interpretação
Nijinsky, Vaslav , 1890-1950 Crítica e interpretação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJ7R7J
Issue Date: 31-Oct-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
literatura_e_danca_tese.pdf4.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.