Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCNVB
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Portal Jornal Escolar : análise crítica de uma proposta de ensino do gênero Artigo de Opinião para o Ensino Fundamental
Authors: Angélica Maciel Coelho
First Advisor: Francis Arthuso Paiva
First Referee: Adriane Teresinha Sartori
Second Referee: Sheila Alessandra Brasileiro de Menezes
Abstract: Esta pesquisa surge a partir do interesse em se analisar uma proposta de trabalho disponível no Caderno de Apoio ao Educador - Artigo de opinião (2011), para o ensino de gêneros discursivos de domínio jornalístico, do Portal Jornal Escolar, destinada a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para a produção do gênero artigo de opinião. Segundo o Portal, essa proposta está baseada na concepção de gênero de Mikhail Bakhtin e na metodologia da sequência didática de Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schneuwly. Nesse cenário, o objetivo aqui proposto é analisar se o conjunto de atividades utilizado para elaboração do material didático apresentado pelo Portal e intitulado de sequência didática segue os pressupostos teóricos apresentados pela escola de Genebra da qual fazem parte Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A partir disso, pretende-se refletir se esse conjunto de atividades oferece um encaminhamento ou procedimento possível para o ensino de gêneros, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), e avaliar se a sistematização do ensino de gênero, através de um conjunto de atividades apresentado pelo Portal Jornal Escolar para as séries finais do Ensino Fundamental, dá suporte ao professor de Língua Portuguesa para o ensino de produção de texto. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, tendo por base os estudos de Bakhtin (1981/2003) para caracterizar o gênero discursivo /textual e a fim de apontar a concepção de linguagem adotada no material analisado; os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004/ 2010) para investigar a didatização do gênero; os estudos de Rojo (2009), Kleiman (2007) e Street (2010) sobre letramentos; e os PCNs de Língua Portuguesa (1998). Com esse arcabouço teórico em mãos, foi selecionado um corpus de uma sequência didática do Caderno de Apoio ao Educador - Artigo de Opinião (2011), com 12 planos de aula. Esse corpus foi submetido a um estudo descritivo pelo qual foi analisado cada um dos momentos da sequência didática presente no Portal Jornal Escolar. Após a análise e avaliação de cada um dos momentos das sequências didáticas apresentadas no corpus, chegou-se à conclusão de que o conjunto sistematizado dessas atividades e intitulado de sequência didática não utilizou o Modelo Didático de Gênero, que tem como procedimento metodológico, segundo Schneuwly et al (2004), os quatro componentes de uma sequência didática. Além disso, ficou evidente que a concepção de ensino do gênero artigo de opinião está distante da concepção de ensino de gênero defendida por Bakhtin (1981/1992/ 1997/2003), Schneuwly et al (2004) e PCN (1998), por deixar de elaborar atividades sobre aspectos discursivos e linguísticos do gênero priorizado, em função das necessidades dos alunos, desconsiderando, dessa forma, o gênero como instrumento de ação social, que deve ser incluído no processo ensino-aprendizagem sob a ótica das práticas discursivas humanas.
Abstract: This research arises from the interest in analyzing a proposal of work available in Notebook Support Educator - Opinion article (2011), for teaching genres of journalistic domain, Portal Official School, for the students of final years of Elementary Education for the production of gender opinion article. According to the portal, this proposal is based on the concept of gender Mikhail Bakhtin and methodology of teaching sequence Joaquim Dolz, Michele Noverraz and Bernard Schneuwly. In this scenario, the goal proposed here is to analyze the set of activities used to prepare the teaching materials presented by the Portal and titled didactic sequence follows the theoretical assumptions presented by the Geneva school of which are part Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). From this, we intend to reflect on whether this set of activities offers a referral or possible procedure for teaching genres, according to the Curriculum Guidelines National English Language (1998), and to assess whether the systematization of gender education through a set of activities presented by the Journal Portal school for the final grades of elementary school, supports the professor of Portuguese Language for the text production of teaching. To achieve these goals a bibliographic nature research was conducted, based on the studies of Bakhtin (1981/2003) to characterize the discursive / textual genre and to point the conception of language adopted in the analyzed material; studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004/2010) to investigate the didactization gender; studies of Rojo (2009), Kleiman (2007) and Street (2010) on literacies; and PCNs of Portuguese Language (1998). With this theoretical framework in hand, he was selected a corpus of a didactic sequence notebook Support Educator - Opinion Article (2011), with 12 lesson plans. This corpus was submitted to a descriptive study for which was analyzed each of the didactic sequence present moments in Portal School Journal. After the analysis and evaluation of each of the moments of the didactic sequences presented in the corpus, we came to the conclusion that the whole systematized these activities and entitled didactic sequence did not use the Didactic Model of Gender, whose methodological procedure, according Schneuwly et al (2004), the four components of an instructional sequence. Moreover, it became clear that the design of teaching gender opinion article is far from gender teaching concept advocated by Bakhtin (1981/1992 / 1997/2003), Schneuwly et al (2004) and PCN (1998), to leave to develop activities on discursive and linguistic aspects of gender prioritized, depending on the needs of students, disregarding thus the genre as social action tool, which should be included in the teaching-learning process from the perspective of human discursive practices.
Subject: Gêneros textuais
Compreensão na leitura
Jornais na educação
Comunicação escrita
Produção de textos
Portal Jornal Escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCNVB
Issue Date: 26-Oct-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcf_final.pdf6.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.