Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCPGD
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Projeto de letramento na escola: possibilidade para ampliar a participação social dos alunos por meio de práticas de escrita
Autor(es): Dassayelle Monteiro Dias
Primeiro Orientador: Delaine Cafiero Bicalho
Primeiro membro da banca : Cristiano Silva de Barros
Segundo membro da banca: Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
Resumo: Este estudo tem como objetivo construir um projeto de letramento que permita desenvolver práticas sociais de escrita a partir de situações reais e refletir sobre o processo dessa construção. Os projetos de letramentos, conforme Kleiman (2000), são concebidos como um conjunto de atividades cuja realização envolve a utilização da escrita para a circulação ampla de textos dentro e fora da escola. Esses projetos estão voltados para questões sociais mais abrangentes, em que a escrita se insere e passa a ser aprendida ou apropriada a partir dos interesses e das necessidades dos alunos. Este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino na escola que promovam a participação social dos alunos através de práticas de letramento. Para tanto, concebendo a linguagem como prática interacional, tomam-se, como pressupostos teóricos, estudos de autores como Bakhtin (2003); Kleiman (1995, 2000, 2006, 2007, 2008, 2010); Kleiman, Ceniceros e Tinoco (2013); Marcuschi (2008, 2011); Oliveira (2010); Oliveira e Santos (2012); Oliveira, Santos e Tinoco (2014); Rojo (2010); Stret (2010); e Tinoco (2009). O presente trabalho foi desenvolvido com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal de ensino de São Joaquim de Bicas/MG. Partindo de um problema vivenciado pela comunidade - o uso crescente de drogas entre os moradores da região - os estudantes decidiram escrever um livro de memórias de ex-usuários de drogas legais e ilegais direcionado à comunidade escolar, com o propósito de alertar o público-alvo sobre os perigos das drogas e incentivar as pessoas a não consumirem essas substâncias. Para a produção das memórias, os alunos foram buscar informações por meio da gravação de depoimentos de ex-usuário de drogas e de entrevistas orais com o depoente, familiar ou amigo do depoente. Dessa forma, o projeto de letramento primeiramente estabelece qual a prática social em que os alunos irão se envolver; em seguida, elenca os gêneros do discurso necessários de serem explorados para permitir que os alunos ajam discursivamente e em que eventos de letramento eles deverão se envolver para atingir os objetivos do projeto, o qual foi implementado por meio de tarefas, de modo que tal organização possibilitou o desenvolvimento de habilidades necessárias para a produção das memórias. O impacto da ação social, por meio do gênero memórias, foi percebido pelos alunos e isso pode encorajá-los a continuar agindo em sociedade por meio do uso da escrita, uma vez que experimentaram uma educação linguística para a cidadania.
Abstract: This study aims to build a literacy project that allows to develop social writing practices from real situations and to reflect on the process of this construction. Literacy projects, according to Kleiman (2000), are conceived as a set of activities whose implementation involves the use of writing for the wide circulation of texts inside and outside the school. These projects focus on broader social issues in which writing is embedded and learned or appropriated from the interests and needs of students. This study intends to contribute to the development of new teaching strategies in the school that promote the students' social participation through literacy practices. For this, conceiving language as an interactive practice, we take as theoretical presuppositions studies by authors such as Bakhtin (2003); Kleiman (1995, 2000, 2006, 2007, 2008, 2010); Kleiman, Ceniceros and Tinoco (2013); Marcuschi (2008, 2011); Oliveira (2010); Oliveira and Santos (2012); Oliveira, Santos and Tinoco (2014); Rojo (2010); Stret (2010); and Tinoco (2009). The present work was developed with a 6th grade class from Elementary School II of a school in the city of São Joaquim de Bicas / MG. Based on a problem experienced by the community - the growing use of drugs among residents of the region - students decided to write a memoir of ex-users of legal and illegal drugs directed to the school community, in order to alert the target audience on the dangers of drugs and encourage people not to consume these substances. For the production of the memoirs, students sought information through the recording of testimony of ex-drug user and oral interviews with the deponent, family member or friend of the deponent. In this way, the literacy project first establishes the social practice in which students will be involved; then it lists the genres of discourse needed to be explored to allow students to act discursively and in which literacy events they should be involved in order to achieve the objectives of the project, which has been implemented through tasks, so that such an organization enabled the development of skills necessary for the production of memories. The impact of social action, through the genre of memories, was perceived by students and this may encourage them to continue acting in society through the use of writing, once they have experienced a language education for citizenship.
Assunto: Gêneros discursivos
Letramento
Língua portuguesa Estudo e ensino
Escrita
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCPGD
Data do documento: 21-Dez-2016
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